Aprendendo sobre controle financeiro para 2022

Márcio Alaor de Araujo
Márcio Alaor de Araujo

Um dos principais ensinamentos para os empreendedores nos últimos anos foi a criação de uma reserva financeira para lidar com possíveis crises. O empresário Márcio Alaor de Araujo pensando nisso, preparou uma série de dicas para empreendedores iniciantes que estão aprendendo sobre a importância de um bom controle financeiro. Se você também quer aprender mais vem conferir:

Registre todos os gastos

Entenda todos os gastos como qualquer entrada e saída de dinheiro do seu negócio. Esse processo é importante para garantir o controle de todas as informações financeiras da sua empresa. Invista em ferramentas de controle que possam te ajudar a visualizar melhor esses números, de modo a manter o caixa da sua empresa saudável e positivo. Se possível, conte com a ajuda de um profissional de finanças.

Definição de orçamentos

Assim como os objetivos e metas da empresa em relação aos resultados, é muito importante estabelecer também as metas financeiras, explica Márcio Alaor de Araujo. Liste todos os setores da sua empresa e defina a quantia anual ou mensal que será destinada a cada um deles. Lembre-se de estabelecer orçamentos reais e de acordo com o faturamento da empresa, podendo realizar ajustes ao longo do tempo.

Reserva de emergência

Essa é uma medida que precisa ser tomada por todos os empreendedores. Por mais que no início a situação financeira da empresa não seja muito boa, assim que possível reserve uma quantia todos os meses destinada à reserva de emergência. Esse valor pode fazer muita diferença em situações de imprevisto e problemas relacionados à empresa.

Esteja pronto para crises

Os empreendedores que estavam minimamente preparados para possíveis crises, conseguiram se sair melhor diante da situação devastadora causada pela pandemia mundial, comenta Márcio Alaor de Araujo. É preciso estar pronto em todos os sentidos mas principalmente financeiramente. Por isso é importante contar com a ajuda de profissionais de finanças que podem realizar essas previsões de como seu negócio encara possíveis crises.

Crie planilhas

Essa é uma das formas mais simples e eficientes de administrar as finanças, aconselha Márcio Alaor de Araujo. Trata-se de uma ferramenta que auxilia muito na visualização de toda a entrada e saída de dinheiro da sua empresa e também um dos métodos mais utilizados pela maioria das empresas. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a organizar as finanças do seu negócio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui