Indicadores financeiros essenciais para sua gestão

Márcio Alaor de Araújo
Márcio Alaor de Araújo

Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais que você utilizar para fazer a boa gestão financeira da sua empresa. Márcio Alaor de Araújo explica que isso se deve ao fato de esses indicadores serem capazes de auxiliar na redução de custos, nas projeções e no planejamento estratégico de uma empresa.

Por esse motivo, o empresário listou, neste artigo, quatro indicadores financeiros que te ajudarão a acompanhar o histórico financeiro de sua empresa, a fim de traçar estratégias e definir metas em prol da redução de custos e aumento de lucro. Confira!

  1. EBITDA

Apesar do nome causar estranheza, Márcio Alaor de Araújo explica que o EBITDA é a sigla para, em português, “Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Na prática, esse indicador trata da renda líquida de uma empresa antes de fazer o pagamento dessas taxas. 

  1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos indicadores mais importantes para quem quer ter sempre as rédeas do próprio negócio. Isso porque esse indicador aponta para todas as entradas e saídas de uma empresa, o que é essencial para qualquer empreendimento.

  1. Custos fixos e variáveis

O terceiro indicador da lista é o custo fixo e variável. Márcio Alaor de Araújo explica que entender a diferença entre eles e saber separá-los é essencial, também, para qualquer empreendimento. O custo fixo entende-se por gastos que não mudam, como aluguel e salário de colaboradores. Já o custo variável, por sua vez, são aqueles que, como o nome sugere, sofre variação, como os gastos com alguma produção ou eventualidade. 

  1. Ponto de equilíbrio 

Por fim, mas não menos importante, tem-se o ponto de equilíbrio. Este indicador, por sua vez, aponta, como o nome sugere, para o equilíbrio e capacidade de uma empresa em pagar todos os gastos, sejam eles fixos ou variáveis, de modo a não ficar no vermelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui