Uma das profissões que oferece mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho é a advocacia. Para a Dra. Vanuza Sampaio, além de abrir muitas portas, esse ramo permite mais flexibilidade para os profissionais terem o próprio escritório de advocacia ou atuar em diferentes frentes.
Você já ouviu falar sobre o serviço de consultoria jurídica? Esse é um dos serviços mais interessantes e importantes do ramo do Direito, mas muitas pessoas ainda não sabem, exatamente, o que significa ou como funciona esse tipo de serviço que os advogados podem prestar para a sociedade. Está interessado e quer saber mais sobre esse tema? Para isso, continue lendo esse texto até o final!
O que é a consultoria jurídica?
Se você ainda não conhece o serviço de consultoria jurídica, é interessante saber que esse trabalho é realizado por advogados devidamente registrados para que seja possível analisar casos e, a partir disso, buscar soluções jurídicas ou indicar ações de prevenção para que as pessoas não tenham problemas com questões geradas pela falta de segurança jurídica.
Como funciona?
De acordo com a advogada Vanuza Sampaio esse tipo de serviço que muitos advogados oferecem funciona de maneira semelhante a uma consulta médica. Isso porque, as pessoas irão procurar esse serviço para que os profissionais especialistas possam analisar seu caso e dar soluções para que o problema jurídico possa ser resolvido.
Requisitos para atuar na área
Assim como foi dito anteriormente, para que seja possível prestar o serviço de consultoria jurídica é necessário que os profissionais do Direito estejam devidamente registrados e certificados pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. De acordo com a advogada Vanuza Sampaio, esse registro é muito importante para que os clientes tenham mais segurança de que o advogado em questão está seguindo as normas da OAB.
Quem precisa de uma consultoria?
Mas quando é necessário contar com um serviço como esse? Segundo com a Dra. Vanuza Sampaio contar com um advogado para o serviço de consultoria jurídica é fundamental quando se faz necessário resolver questões burocráticas referentes à justiça, como a análise do caso de heranças, divisão de bens antes do matrimônio, questões relacionadas ao divórcio e muitas outras.
Consultoria vs. assessoria
Outro aspecto muito importante a ser considerado é que o trabalho de consultoria jurídica se difere do serviço de assessoria. Apesar de muitas pessoas acabarem confundindo, a Dra. Vanuza Sampaio acredita ser interessante saber que uma consultoria costuma ser um trabalho mais pontual e, caso você esteja buscando um serviço mais duradouro, é preciso contratar uma assessoria jurídica.
Agora que você já conhece esse tipo de serviço, já pode contratar um profissional com mais facilidade, não é mesmo? Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre Direito e advocacia acompanhe a Dra. Vanuza Sampaio através de seu site https://vanuzasampaio.com.br e Instagram @escritorio.vanuzasampaio.