Terapia verde: como as plantas podem auxiliar no combate à depressão

Sergio Wilfrido Vázquez Apestegui
Sergio Wilfrido Vázquez Apestegui

Que as plantas são um grande bem para humanidade todo mundo já sabe, o que pouca gente sabe, segundo Sergio Wilfrido Vazquez Benitez, no entanto, é que mais que ingerir chás de plantas ou ervas medicinais e tomar banhos com as mesmas, cuidar dessas verdinhas é muito mais poderoso. Em outras palavras, desenvolver o hábito de cuidar de plantas é super indicado não somente para relaxar, como para tratar problemas de saúde mental, como a depressão.

No entanto, o empresário Sergio Wilfrido Vazquez Benitez comenta que, antes de mais nada, cuidar das plantas não é um tratamento efetivo contra depressão, ou seja, é necessário que a pessoa portadora desse problema faça acompanhamento e tratamento específico para seu caso. Afinal, a prática com as plantas é apenas um auxílio para aqueles que gostam do contato com a natureza, sendo assim, confira seus benefícios:

Redução do estresse

Em primeiro lugar, Sergio Wilfrido Vazquez Benitez explica que cuidar de plantas auxilia na redução do estresse. Isso porque esse cuidado é uma atividade terapêutica, uma vez que cada planta possui uma textura, cor, cheiro e especificidade de desenvolvimento, o que ajuda quem cultiva a apreciar e ter mais paciência com os passos da natureza.

Contato com bactérias

Quem nunca pensou que o contato com bactérias poderia ser benéfico de alguma maneira, Sergio Wilfrido Vazquez Benitez comenta que chegou a hora de enxergar com outros olhos, e o motivo é simples: a terra possui bactérias muito importantes, as quais, quando em contato com o ser humano, liberam a serotonina e contribuem para a sensação de bem-estar e relaxamento.

Exercita o corpo

Só quem já cuidou de um jardim inteiro sabe que não há exercício que se iguale à jardinagem. Isso porque, o ato de plantar, replantar, fazer adubos e afins movimento o corpo através de agachamentos, flexões, abdominais e outros exercícios. Para Sergio Wilfrido Vazquez Benitez é o combo perfeito: atividade física e contato com a natureza (mas vá à academia também, é importante!).

Promove a melhor alimentação

Há quem prefira plantar ervas, frutas e verduras, afinal, ter uma horta em casa com alimentos livres de agrotóxicos, conservantes e outras substâncias químicas é o sonho de qualquer pessoa que sonha em ter uma vida “natureba”. Por isso, Sergio Wilfrido Vazquez Benitez acredita que cuidar de plantas também auxilia na boa alimentação (prática indispensável para quem possui depressão), de modo que é possível, dessa forma, fazer a feira da semana no quintal da própria casa. Incrível, não é mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui