SaúdeBrasil tem 449 casos confirmados de varíola dos macacos,...

Brasil tem 449 casos confirmados de varíola dos macacos, diz Saúde

-

O Brasil tem 449 casos confirmados da varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Entre os casos registrados, 312 são procedentes do estado de São Paulo, 71 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, oito do Distrito Federal, seis do Paraná, quatro de Goiás, três do Rio Grande do Sul, três na Bahia, dois do Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, dois no Ceará, além de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina com um caso cada.

O ministério afirmou, em nota, que mantém articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

De acordo com levantamento realizado pela CNN, atualizado na quinta-feira (14), ao menos 58 países confirmaram casos da doença.

Sobre a varíola dos macacos

A doença é causada por um vírus que pertence ao gênero ortopoxvírus da família Poxviridae. Existem dois grupos de vírus da varíola dos macacos: o da África Ocidental e o da Bacia do Congo (África Central).

As infecções humanas com o tipo de vírus da África Ocidental parecem causar doenças menos graves em comparação com o grupo viral da Bacia do Congo, com uma taxa de mortalidade de 3,6% em comparação com 10% para o da Bacia do Congo.

“A coisa mais importante sobre a varíola dos macacos é que ela causa uma erupção cutânea que pode ser desconfortável, pode causar coceira e pode ser dolorosa. Portanto, a coisa mais importante sobre cuidar de alguém com essa doença é basicamente cuidar da pele e cuidar de quaisquer sintomas que alguém possa ter, como dor ou coceira”, afirma a cientista Rosamund Lewis, líder técnica sobre varíola dos macacos do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os sintomas incluem bolhas no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais, febre, linfonodos inchados, dores de cabeça e musculares e falta de energia

O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

“A varíola dos macacos se espalha pela proximidade, cara a cara, pele a pele, contato direto. É assim que sempre foi descrito. Pode haver algumas coisas novas acontecendo neste surto agora. Não sabemos tudo. Ainda há muito o que aprender”, disse a pesquisadora da OMS.

A OMS alerta que alguns desses casos estão sendo identificados em pacientes gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens. A doença pode ser transmitida pelo contato com a pele durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e com penetração com alguém que tenha sintomas.

Noticias Recentes

Solange Moraes, candidata a deputada federal, tem o sonho de representar a voz da população

“Qual é o seu sonho?” É assim que a candidata a deputada federal se apresenta aos eleitores após oficializar...

Como a engenharia ecológica antiga pode ajudar a consertar paisagens degradadas

A gestão da terra é uma das principais questões que o planeta enfrenta no século 21. Como resultado das...

Congresso vai discutir rol de planos de saúde na volta do recesso, em agosto

O recesso parlamentar que começou nesta semana vai até o dia 31 de julho, mas os parlamentares devem começar...

Lei pouco conhecida dos anos 90 obriga empresas a pagar alguns brasileiros; veja como você pode fazer parte do grupo

Dinheiro caindo na sua conta sem precisar trabalhar. Pode parecer mentira ou algum esquema, mas essa é uma possibilidade...

Dois restaurantes brasileiros estão entre os 50 melhores do mundo

A premiação 50 Best 2022, que elenca os melhores restaurantes do mundo, divulgou os vencedores nesta segunda-feira, 18, em...

Linhas do transporte público de Campinas têm mudanças de itinerário; veja como ficam

A partir desta terça-feira (19), as linhas de ônibus 188 (Jardim Fernanda/Viracopos) e 194 (Jardim Itaguaçu) sofrerão mudanças no...

Leitura obrigatória

Governo diz que despacho de bagagem gratuito é ‘remédio errado’ para alta das passagens

A chamada “MP do Voo Simples“, que muda algumas...

Como escolher uma moto para a prática de esportes off-road

Marcio Alario Esteves é um aventureiro nato, o empresário...

você também pode gostar Relacionados
Recomendado para você