Agentes de segurança pública começam a ser vacinados contra Covid-19 em Campinas


Imunização começou às 9h30 em três pontos da metrópole. Governo de São Paulo começou a aplicação das doses em todo o estado nesta segunda-feira. O governo de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (5), a vacinação de profissionais de segurança pública e administração penitenciária contra a Covid-19 em todo o estado. Em Campinas (SP), a imunização começou às 9h30. A expectativa é aplicar as doses em 180 mil agentes nos 645 municípios.
O plano de vacinação inclui os policiais federais que atuam em São Paulo, policiais militares, civis, bombeiros, da Polícia Científica, agentes de segurança e de escolta penitenciária, além de guardas civis metropolitanos municipais.
Veja quem pode se vacinar hoje em Campinas
Acompanhe a evolução da campanha na região
Para evitar aglomerações em postos de saúde, os profissionais serão vacinados nos próprios quarteis e batalhões. Na metrópole, três pontos foram destinados à imunização: o 8º e o 47º Batalhão de Polícia Militar de Campinas, e a sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-2), na Vila Industrial.
Em março, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária na região de Campinas (Deinter-2), José Henrique Ventura, disse que 28 policias atuantes na metrópole já precisaram ser afastados do trabalho neste ano, após serem infectados pelo novo coronavírus. O número já supera em 21% os 23 casos contabilizados entre março e dezembro de 2020.
Na próxima segunda-feira (12) será a vez dos 350 mil profissionais da educação com 47 anos ou mais, que atuam nas redes municipal, estadual e privada, com prioridade para os profissionais do Ensino Básico. Atualmente, Campinas aplica a vacina contra a Covid-19 para idosos de 68 anos ou mais.
Vacinação para profissionais de segurança no 47º Batalhão de Campinas
Denny Cesare/Código 19
Vacinômetro
Até domingo (4), o balanço do estado apontou que 347.201 moradores da região de Campinas (SP) já receberam a primeira dose do imunizante. O número representa 10% da população. A segunda dose já foi aplicada em 118.384 pessoas, o que equivale a 3,41% da população.
VÍDEOS: tudo sobre a vacinação no Brasil
Veja mais notícias da região no G1 Campinas