Amparo inicia 1º final de semana de lockdown com supermercados e postos de combustíveis fechados; veja regras


Medida tenta conter avanço da Covid-19 na cidade; mortes em maio superam 2020 inteiro. Município está na fase emergencial do Plano São Paulo e terá outro lockdown nos dias 11,12 e 13 de junho. Amparo começa fase emergencial nesta terça-feira
Reprodução/EPTV
Amparo e Tuiuti têm lockdown até o próximo domingo (6)
Amparo inicia (SP), a partir desta sexta-feira (4), o primeiro final de semana de lockdown para tentar diminuir os indicadores da Covid-19. A prefeitura determinou o retorno à fase emergencial do Plano São Paulo desde terça (1) por conta do aumento de casos e óbitos na cidade. Durante o lockdown, até supermercados, postos de combustíveis e transporte público estão proibidos de funcionar. Veja as regras abaixo.
Além desta sexta, sábado (5) e domingo (6), o município também terá lockdown nos dias 11, 12 e 13 de junho. No intervalo entre os dois finais de semana, continuam valendo as regras da fase emergencial, que permite a abertura para atendimento presencial de apenas alguns serviços essenciais, como atividades de saúde, mercados e farmácias. A medida tem validade por duas semanas.
Segundo a administração, Amparo está com ocupação total nos leitos de UTI e enfermaria das três unidades médicas, além do Hospital de Campanha. A estância turística do Circuito das Águas enfrenta o pior momento da doença, com o registro de 48 óbitos em maio, número maior do que o de 2020 inteiro (39). As aulas nas redes municipal, estadual e particular estão suspensas.
Regras do lockdown
No lockdown, os únicos setores que poderão atender com porta aberta são as unidades de saúde, farmácias e funerárias. Os serviços de alimentação, como restaurantes e supermercados, só podem funcionar com delivery. Os funcionários devem se cadastrar no site da prefeitura para conseguir uma autorização especial de circulação.
Quem não for incluído nesta categoria e estiver na rua, poderá receber multa de R$ 500, segundo a prefeitura. Empresas de limpeza e produtos da área de saúde só podem funcionar com 50% da capacidade, desde que todos os funcionários apresentem testes negativos para a Covid-19. Postos de combustíveis também ficarão fechados e o transporte público será suspenso durante os dois finais de semana.
Além disso, também estão proibidas práticas esportivas de qualquer espécie; cultos, missas e atividades religiosas; reunião de pessoas em espaços públicos ou privados; e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.
Região
Três cidades da região de Campinas também decretaram medidas restritivas. Em Socorro (SP), o Executivo decidiu pela suspensão das aulas presenciais, proibição para comércio varejista e restaurantes receberem público, além do fechamento de academias.
Já em Tuiuti (SP), também haverá um lockdown, que começou na quinta (3) e segue até domingo. Além disso, a Prefeitura de Lindoia também suspendeu as aulas presenciais na rede pública e o atendimento em mercados e supermercados aos sábados e domingos.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas