Artistas de Piracicaba e Campinas participam da Festa dos Batuques Paulistas, com Emicida e Rincon Sapiência


Projeto une artistas contemporâneos a tradições culturais caipiras de matriz africana com transmissão virtual e gratuita. Samba de Lenço Mestre Tonho, de Piracicaba
Tomás Leme Simoni
Com artistas de Piracicaba (SP) e região, a Festa dos Batuques Paulistas começa nesta quinta-feira (3) e segue com shows online, lives em comunidades e rodas de samba até domingo (6), além de promover nova rodada de atividades do dia 10 a 13 de junho. O evento une artistas contemporâneos e as tradições caipiras de origem afrobrasileira presentes no interior de São Paulo.
De Piracicaba, participam o Samba de Lenço Mestre Tonho e o Batuque de Umbigada (também com integrantes de Campinas e Tietê). De Campinas (SP), participam o Samba de Bumbo Nestão Estevão e Jongo Dito Ribeiro (Campinas).
O Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá), Samba de Roda da Dona Aurora (Vinhedo) e Samba de Bumbo do Cururuquara (Santana de Parnaíba) completa a programação de grupos de tradições.
Emicida estará numa roda de conversa inspirada pelo conceito do neosamba, presente no documentário AmarElo. Outro rapper de renome nacional presente no evento é Rincon Sapiência. O encerramento terá a cantora Lenna Bahule, de Moçambique, acompanhada pelo grupo local Associação Cultural Hodi.
As transmissões acontecem no canal do Youtube oficial do projeto (Festa dos Batuques Paulistas).
A programação reúne ainda festas virtuais, que acontecerão por meio de uma plataforma interativa e serão comandadas por DJs, além de uma feira virtual com produtos dos artistas e comunidades participantes. Confira a grade completa separa por dias aqui.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece na região
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba