As receitas preparadas na final do concurso Tá Combinado


Veja quais foram pratos com purês e os acompanhamentos propostos por cada uma das finalistas do projeto da EPTV em parceria com o Savegnago e realização da OA Eventos. As cinco finalistas do concurso Tá Combinado venceram etapas classificatórias que tiveram mais de mil receitas inscritas e na prova ao vivo mostraram o enorme talento para a gastronomia
Crédito: Karina Fusco
As cinco finalistas que participaram da prova presencial do concurso Tá Combinado, no dia 29 de maio, em Campinas, encantaram os jurados Daniel Mialchi, Edilaine Garcia e Gabriela Rossi, com a criatividade, os sabores e as composições dos pratos que escolheram.
Elas tinham a missão de apresentar um purê preparado com qualquer raiz e um acompanhamento que combinasse com a primeira receita. Quatro delas optaram por carnes bovinas como ingrediente principal e uma apostou no camarão. Os purês foram de diferentes sabores: batata, mandioca, batata baroa, também chamada de mandioquinha em nossa região.
Depois de três horas de muita concentração e dedicação na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF), todas levaram para os jurados pratos surpreendentes. Que tal reproduzi-los em casa e surpreender toda a família? Veja as receitas que encerraram o concurso Tá Combinado de 2021, uma iniciativa da EPTV em parceria com a rede de supermercados Savegnago e realização da OA Eventos.
Camarão na cama de pimentão com purê de batata baroa

Receita de Ana Clara Mantovani, de Campinas
Camarão na cama de pimentão com purê de batata baroa
Crédito: Pedro Amatuzzi
Purê de batata baroa com raspas de limão siciliano
Ingredientes:
1k de batata baroa (mandioquinha)
3 colheres (sopa) de manteiga
3 dentes de alho
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão
Raspa da casca de um limão siciliano
Noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto
Modo de preparo:
Preparo: Em uma panela adicione um fio de azeite e uma colher de manteiga, refogue o alho nessa mistura e, na sequência, jogue a batata baroa descascada e cortada em cubinhos. Refogue e adicione a água até cobrir a batata. Misture de tempos em tempos e deixe batata cozinhar até ficar bem molinha e a água secar. Quando cozida, adicione o requeijão, o creme de leite, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e sal a gosto. Bata em um mixer ou liquidificador até formar consistência de purê e finalize com as raspas de limão.
Camarão na Cama de Pimentão
Ingredientes:
1k de camarão cru (não pode ser pré-cozido) e descascado. Preferencialmente VG ou grande.
500g de queijo parmesão
300g de pimentão amarelo
300g de pimentão vermelho
300g de cebola roxa
300g de tomate italiano
Temperos secos (1 saquinho de cada): alho desidratado e páprica defumada
Temperos frescos: 1 maço de salsinha, 1 maço de manjericão, 1 ramo de tomilho e 1 ramo de alecrim
Modo de Preparo:
Tempere o camarão com páprica, pimenta-do-reino, sal e azeite a gosto. Reserve. Em uma panela, ferva a água e adicione os tomates com o corte em cruz. Deixe cozinhar até a pele soltar do tomate, retire e adicione uma bacia de água fria para facilitar a retirada total. Corte o tomate em cubos e adicione a uma marinada com uma pitada de sal, uma pitada de açúcar, pimenta-do-reino, ervas frescas e fio de azeite. Reserve. Em uma panela, adicione azeite até cobrir o fundo e frite os camarões até dourarem. Retire o camarão da panela e adicione a marinada de tomate, a cebola, os pimentões em fatias e água até cobrir a mistura. Cozinhe até reduzir bem o molho, adicionando água, caso necessário. Finalize, temperando com sal e manjericão. Adicione os camarões previamente cozidos e sirva com o purê.
Prime rib com purê de mandioca e queijo Minas, molho de vinho tinto e crispys de cebola
Receita de Gisele Maria Martins Jacinto, de Franca, a grande campeã do Tá Combinado
Prime rib com purê de mandioca e queijo Minas, molho de vinho tinto e crispys de cebola
Crédito: Pedro Amatuzzi
Molho de Costela com Vinho Tinto
Parte 1 (Caldo de Costela) – Ingredientes:
300g de costela minga ou de ripa em pedaços
20g de azeite
2 dentes de alho picados
½ xícara (chá) de cebola picada
½ xícara (chá) de talo de salsão picado
½ xícara (chá) de cenoura picada
2 pitadas de sal
2 litros de água fervente
½ xícara de salsinha picada
½ xícara de cebolinha picada
Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo do caldo:
Numa panela de pressão, frite o alho no azeite, acrescente os pedaços de costela, dourando bem de cada lado. Quando estiver bem dourado, acrescente a cebola, salsão e a cenoura e refogue por uns minutinhos. Adicione a pimenta e o sal e cubra com 1 litro de água. Cozinhe na pressão por 30 minutos. Abra a panela e continue cozinhando até reduzir todo o líquido e formar uma crosta no fundo. Acrescente o outro litro de água, a salsinha, a cebolinha e as pimentas, cozinhe por mais 10 minutos. Passe o caldo pela peneira, leve pra geladeira ou freezer por uma hora (para separar a gordura). Após o período gelando, retire a gordura que separou na parte superior do caldo, reserve o caldo já limpo.
Parte 2 (Molho de Vinho Tinto) – Ingredientes:
10g de azeite
1 dente de alho picado
50ml de vinagre balsâmico
200ml de vinho tinto seco
500ml de caldo de costela (feito anteriormente)
¼ xícara (chá) de cebola picada
¼ xícara (chá) de talo de salsão picado
¼ xícara (chá) de cenoura picada
1 galho de tomilho fresco
½ galho de alecrim fresco
1 colher (sopa) de salsinha picada
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
40g de manteiga sem sal
Modo de Preparo:
Frite o alho no azeite. Acrescente o vinagre balsâmico e reduza ao ponto de xarope. Acrescente o vinho tinto e reduza até ficar 1/3 da quantidade. Acrescente o caldo de costela reservado e na sequência junte a cebola, o salsão, a cenoura, alecrim, tomilho, pimenta e salsinha. Cozinhe até reduzir pela metade. Passe pela peneira, volte para a panela, adicione a manteiga e mexa bem até ficar bem brilhante. Mantenha aquecido.
Purê de Mandioca com Queijo Minas
Ingredientes:
500g de mandioca descascada
150g de leite integral
100g de creme de leite
30g de manteiga sem sal
60g de Queijo Minas meia cura ralado
1 pitada de pimenta-do-reino
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe a mandioca com uma pitada de sal até ficar bem macia. Esprema a mandioca com um espremedor de batatas ou amasse e passe por uma peneira (para tirar as fibras). Num bowl, coloque a mandioca espremida, o leite e o creme de leite. Passe o mixer de mão para deixar bem liso e cremoso (pode ser feito no processador também). Coloque essa mistura numa panela, acrescente a manteiga, o queijo e a pimenta. Cozinhe até começar a soltar do fundo da panela. Acerte o sal, se necessário. Reserve.
Cebola Crispy
Ingredientes:
1 cebola média cortada ao meio e depois em fatias bem fininhas
1 pitada de sal
30g de farinha de trigo
200ml de óleo para fritar
Modo de Preparo:
Após fatiar a cebola, desmonte as fatias com os dedos deixando ela bem soltinha. Salpique o sal e mexa bem. Coloque a cebola numa peneira e deixe escorrer por pelo menos 30 minutos. Após escorrer, seque a cebola com auxílio de pano limpo ou papel toalha. Polvilhe a farinha sobre a cebola e mexa bem. Frite em óleo bem quente até dourar. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Reserve.
Prime Rib
Ingredientes:
1kg de Prime Rib
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
40g de azeite
1 dente de alho fatiado
1 galho de tomilho
1 galho de alecrim
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°c. Salpique o sal e a pimenta em toda peça do Prime Rib. Numa frigideira grande, aqueça bem o azeite, coloque o Prime Rib e sele de 3 a 5 minutos um dos lados sem ficar mexendo, até ficar bem dourado. Vire a peça, junte a manteiga, alho, o alecrim e o tomilho. Vá regando a carne enquanto sela, faça esse processo até que fique bem dourada. Sele as laterais do Prime Rib. Coloque a carne numa assadeira e deixe descansar por uns 5 minutos. Após esse tempo, leve ao forno por mais 15 minutos. Após retirar do forno, separe o osso da carne e faça fatias finas. A carne deverá estar com aspecto marrom na parte externa e rosada no interior.
Montagem do prato:
Coloque no fundo do prato o purê e acrescente o molho na lateral. Sobre o purê, disponha as fatias de carne e adicione mais um pouquinho de molho sobre ela. Coloque sobre a carne os crispys de cebola e decore com folhinhas de agrião.
Purê de mandioca com arroz carreteiro
Receita de Elisângela Patrícia Tanque Medina, de Limeira
Purê de mandioca com arroz carreteiro
Crédito: Pedro Amatuzzi
Purê de mandioca
Ingredientes:
400g de mandioquinha
400g de mandioca
400 ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga com sal
150 ml creme de leite
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe as mandiocas e, após cozidas, bata no liquidificar com o leite. Leve ao fogo, acrescente a manteiga, o creme de leite e o sal. Mexa e assim que começar a borbulhar e pegar no fundo da panela, está pronto. É só servir.
Arroz Carreteiro
Ingredientes:
150g de bacon
150g de linguiça
120g de calabresa
200g de carne vermelha
200g de carne seca
100g de pimentão verde
100g de pimentão vermelho
100g de pimentão amarelo
400g de arroz branco
Sal e tempero a gosto.
Modo de Preparo:
Coloque a carne seca e a carne vermelha para cozinhar. Pique o bacon e a calabresa em cubinhos. Tire o saquinho da linguiça. Frite as carnes: linguiça, bacon e a calabresa e, por último, acrescente as outras carnes que já cozinharam. Tempere a gosto. Acrescente o arroz e coloque para cozinhar. Inclua os pimentões e misture bem tudo. É só servir!
Tirinhas de filé mignon e pimentão com purê da vitória crocante o molho de tomate
Receita de Marina Bertoni de Oliveira, de Franca
Tirinhas de filé mignon e pimentão com purê da vitória crocante o molho de tomate
Crédito: Pedro Amatuzzi
Purê de batata doce com inhame
Ingredientes:
450g de batata doce
150g de inhame
2 colheres (sopa) de requeijão
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga com sal
¼ de cebola
1 dente de alho
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas e o inhame na água com sal. Depois, escorra a água e passe os alimentos pelo espremedor. Em uma panela refogue a cebola e o alho na manteiga, depois coloque a batata e o inhame espremidos, o requeijão, o creme de leite e o sal. Misture bem até integrar bem os ingredientes.
Molho de Tomate rústico
Ingredientes:
3 tomates
1 ½ colher (sopa) de açúcar
½ cebola média
2 dentes de alho
Sal e pimenta calabresa a gosto
Azeite
Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho bem picadinhos. Depois, coloque os tomates em cubo com casca e sementes, sal e a pimenta. Ele vai soltar água. Deixe ferver até reduzir em fogo baixo.
Farofa de Castanha de Caju com bacon
Ingredientes:
100g de bacon bem picadinho
½ cebola média picadinha
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de castanha de caju granulada
6 colheres (sopa) de farinha de mandioca grossa
Sal e pimenta calabresa a gosto
Azeite
Modo de Preparo:
Em uma frigideira, coloque azeite e frite o bacon. Depois, acrescente a cebola e o alho. Por último, coloque a farinha, a castanha de caju, o sal, a pimenta e misture até integrar bem os ingredientes e tempero.
Filé Mignon em tiras com pimentão
Ingredientes:
400g de filé mignon em tirinhas
200g de pimentões verde, vermelho e amarelo em tirinhas
Cebola e sal a gosto
Modo de Preparo:
Esquente a frigideira no máximo e coloque a carne. Frite no azeite em fogo alto por 30 segundos. Depois, acrescente os pimentões, a cebola e o sal. Frite em fogo médio até o ponto que quiser.
Tornedor de cogumelos ao molho com purê de batatas
Receita de Valesca Diana, de Piracicaba
Tornedor de cogumelos ao molho com purê de batatas
Crédito: Pedro Amatuzzi
Ingredientes:
4 unidades de tornedor de mignon
1,3 k de batata inglesa
1 noz-moscada
400 g de manteiga
1 l de leite
4 cebolas miúdas
8 ramos de tomilho fresco
2 cabeças de alho
100ml de conhaque
50g de farinha de trigo
200g de cogumelo Paris
50g de cenoura
50g de salsão
100g de cebola
20g de agrião baby
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Descasque as batatas e coloque para cozinhar na água com sal até que fiquem macias. Pique a cebola, a cenoura e o salsão. Leve primeiramente as cebolas na panela com óleo em fogo baixo, até que doure. Nesse processo, queremos caramelizar as cebolas para trazer um sabor adocicado, utilizando o próprio açúcar da cebola. Depois de a cebola estar levemente dourada, adicione a cenoura e o salsão, e também doure, sempre em fogo baixo. Depois de douradas, coloque água, um dente de alho amassado e dois ramos de tomilho. Leve ao forno a 180º por 30 minutos com uma cabeça de alho temperada com azeite, sal e pimenta, envolta em papel alumínio.
Amasse as batatas cozinhas num espremedor e depois passe na peneira, para ficar bem liso. Corte as cebolas miúdas pela metade no sentido do comprimento e separe as pétalas. Corte os cogumelos e reserve. Leve para a panela 50 gramas de manteiga e 50 gramas de farinha. Cozinhe até obter uma coloração marrom com aroma amendoado. Reserve. Esse é nosso roux escuro, que vai servir de espessante para o molho. A seguir, tempere os tournedos de mignon com sal e pimenta. Aqueça a frigideira e coloque óleo, acrescente a carne e sele de todos os lados. Acrescente um cubo de manteiga, um dente de alho amassado e 3 ramos de tomilho. Jogue a manteiga por cima do file até dar o ponto da carne. Reserve os filés no papel alumínio.
Na mesma frigideira, coloque os cogumelos com alho picado e sal, cozinhe e reserve. Ainda na mesma frigideira, coloque as cebolas miúdas, tempere com sal e pimenta, doure rapidamente e reserve. Adicione o conhaque para deglacear o fundo da frigideira (queremos extrair todo o sabor que a carne deixou). Após evaporar o álcool, adicione o caldo de vegetais caramelizados e o roux escuro. Cozinhe até engrossar o molho, adicione o alho assado e acerte o sal e a pimenta. Adicione ao purê, um tablete de manteiga e 700ml de leite e misture até derreter a manteiga. Tempere com noz-moscada a gosto e sal. Monte como preferir, com a carne por cima do purê ou ao lado, com o molho por cima. Use os cogumelos, as cebolas e as folhinhas do agrião baby para decoração. Aproveite!
Todas as matérias e receitas do concurso Tá Combinado estão no site: www.tacombinado.eptv.com.br. Visite e reproduza em casa todas as delícias sugeridas pelos participantes do projeto, que foi um grande sucesso. Foram mais de mil receitas inscritas nas cinco rodadas do concurso e mais 1.3 milhão de votos recebidos nas etapas de classificação.