Azul inicia transporte de 3 toneladas de 'kit intubação' de Campinas para 19 estados e DF


Companhia aérea terá 32 voos para levar três toneladas de medicamentos necessários para tratamento de pacientes com Covid-19. Ação começou nesta segunda e terá sequência na terça. Azul transportou ‘kit intubação’ para 25 estados na primeira série de voos
Azul / Arquivo Pessoal
A companhia aérea Azul iniciou nesta segunda-feira (29) uma nova série de voos para transportar três toneladas de “kit intubação” do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para 18 estados e o Distrito Federal. A ação para levar os materiais do Ministério da Saúde começou pela manhã e a maioria dos voos decolam entre 22h e esta terça. Veja abaixo as regiões contempladas.
Os medicamentos são levados no porão das aeronaves em voos comerciais da empresa. O primeiro voo saiu às 9h30 de Campinas e chegou às 12h15 em Teresina (PI). São previstos 32 voos.
Destinos
Piauí
Alagoas
Ceará
Amapá
Amazonas
Paraíba
Pará
Alagoas
Pernambuco
Rio Grande do Norte
Acre
Roraima
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Santa Catarina
Espírito Santo
Bahia
Maranhão
Rondônia
Distrito Federal
A companhia responsável pelo transporte foi contratada pela empresa que faz a logística do Ministério da Saúde. Ao todo, serão distribuídas quatro toneladas ampolas com medicamentos.
Na semana passada, a Azul contabilizou envio de quatro toneladas para 25 estados.
Origem
O G1 não conseguiu contato com a assessoria do Ministério da Saúde, por telefone, para saber por quantos dias essa nova carga é suficiente para abastecer os hospitais. Em nota publicada no site oficial, a assessoria da pasta destaca, assim como na semana anterior, que garantiu 2,8 milhões de unidades de medicamentos para intubação após negociar com laboratórios farmacêuticos.
Não há detalhes se todo o montante será distribuído por meio do Aeroporto de Viracopos.
O ministério destaca que, nesta segunda, a empresa Aspen Pharma disponibilizou 13,8 mil unidades de IOT [intubação orotraqueal] e a Farmoquímica irá entregar 44.890 ampolas nos próximos dias. Além disso, diz que a MSD se comprometeu a enviar 545 mil ampolas – 470 mil unidades para os próximos 15 dias e 75 mil para os próximos 15 dias; e ainda que a Aché garantiu a distribuição de mais 129 mil unidades de medicamentos para intubação, a serem entregues nos próximos sete dias, diz texto.
O Ministério da Saúde reforça ainda que, na quinta-feira, a empresa União Química enviou um lote com 165 mil sedativos, de um total de 1,4 milhão de unidades, ao depósito de Guarulhos (SP). A assessoria lembra ainda que a Cristália, com sede em Itapira (SP), se comprometeu a enviar 1,2 milhão de medicamentos, enquanto a Eurofarma garantiu que fará envio de 212 mil unidades. “As entregas já começaram e devem se estender ao longo dos próximos dias”, informa o texto.
Vídeos: veja tudo sobre Campinas e região
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.