Bruna Mayra Pupin Martins é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu fraldinha de panela com cravo e canela. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Bruna Mayra Pupin Martins está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
Bruna Mayra Pupin Martins, de 32 anos, de Araraquara, apostou na receita de fraldinha de panela com cravo e canela, um preparo de sua bisavó italiana, para combinar com o risoto de parmesão e conquistou os jurados do Tá Combinado. Ela é uma das semifinalistas da quarta rodada do concurso.
Formada em Nutrição, mas atualmente trabalhando como cuidadora em um abrigo de crianças e adolescentes, ela diz que seu interesse pela gastronomia vem da infância, quando morava em um sítio em Taquaritinga. Sua mãe Rosemeire sempre cozinhou e fez massas para vender. Enquanto ela se dedicava à produção das comidas, a filha, a partir dos seis anos, ficava responsável por copiar as receitas mostradas no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga.
“Foi assim que comecei a pegar gosto pela cozinha e aquilo se tornou tão fácil e prazeroso que passei a decorar as receitas. Nem anotava mais”, revela.
A paixão pelo preparos culinários fez com que ela tentasse fazer faculdade de Gastronomia, mas, na época não deu certo porque o valor do curso era muito alto. Porém, essa identificação a influenciou a escolher a Nutrição, curso para o qual conseguiu uma bolsa de 100%. “Conhecer a parte funcional dos alimentos era o que eu mais gostava na faculdade”, diz.
Bruna nunca exerceu a profissão de formação, mas já atuou como cozinheira no abrigo onde trabalha. Também já fez bolos para vender e os de chocolate meio amargo eram os que ela mais gostava. A comida caseira, que remete à sua infância, é a que mais a atrai, mas na hora de colocar a mão na massa, ela prefere fazer massas e pães. Inventar receitas, sobretudo sem carne, é algo que a motiva. Tudo o que sai de sua cozinha, o filho Davi, de sete anos, é o maior apreciador. “Ele é também minha inspiração e meu crítico”, diz.
Ao saber do concurso Tá Combinado pela EPTV, ela se inscreveu desde a primeira rodada. “Eu já estava quase desistindo e agora fui selecionada”, comemora. Sobre a receita que a classificou para esta semifinal, ela conta que na família é chamada de “carne da nona”.
“Meu avô Irineu sempre falava que a mãe dele fazia uma carne com cravo e canela e que ele tinha muita vontade de comer novamente. Minha mãe foi perguntando a ele como minha bisavó fazia, tentou replicar e deu super certo. É uma receita diferente e bem saborosa. Sempre faço em casa”, diz.
Veja a receita:

Fraldinha de panela com cravo e canela
Ingredientes:
1 peça de 1kg de fraldinha
300g de bacon Seara picado em cubos
1 dente de alho picado
1 cebola (média) picada
1 tomate picado
1 cenoura (média) picada em cubos
2 colheres (sopa) cheias de extrato de tomate
Pimenta calabresa a gosto
Água quente
Para a marinada da carne
2 dentes de alho amassado
1 cebola Piqué (cebola inteira com +/- 20 cravos da índia espetados com 2 folhas de louro)
Suco de 2 limões
2 canelas em pau
Sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e orégano a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a carne e com a ajuda de uma faca, faça pequenos furos nela e introduza o bacon dentro deles. Faça por toda a carne, mas guarde um pouco de bacon para o molho. Coloque todos os ingredientes da marinada e misture bem, deixe marinar na geladeira por +/- 2 horas. Depois de marinar a carne, em uma panela de pressão, cubra o seu fundo com óleo e deixe aquecer bem, sele a carne dos dois lados (reserve a marinada que sobrou na tigela). Retire a carne da panela e reserve, descarte o excesso de óleo, frite o bacon que sobrou e o alho, acrescente a pimenta calabresa e volte a carne para a panela. Coloque a marinada que estava reservada com a cebola Piqué e a canela em pau. Acrescente também a cebola picada, a cenoura, o tomate e o extrato de tomate e cubra a carne com água quente. Tampe a panela e depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Retire a carne, fatie e reserve. Ainda na panela, retire e descarte a cebola Piqué e a canela em pau. Deixe o molho apurar e coloque-o por cima da carne e sirva!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text