Campinas abre agendamento de vacina contra Covid para pessoas com deficiência grave e amplia grupos de comorbidades


Transplantados de medula em uso de imunossupressor e pacientes de diálise e hemodiálise de outros município em tratamento em Campinas foram incluídos na campanha. Novos grupos já podem se cadastrar para receber as doses a partir desta terça-feira (11) em cinco Centros de Imunização.
Carlos Bassan
A Prefeitura de Campinas (SP) abriu, nesta terça-feira (11), o agendamento para vacinação contra a Covid-19 para moradores com deficiência grave que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O município também ampliou o grupo de comorbidades autorizado a se vacinar, incluindo transplantados de medula que fazem uso de imunossupressor e moradores de outras cidades que fazem diálise ou hemodiálise em Campinas.
Com isso, o grupo de comorbidades autorizado a se vacinar é:
Moradores com deficiência permanente grave que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Moradores com transplante de medula óssea desde que em uso de imunossupressor.
Moradores transplantados (coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas)
Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise e diálise) residentes em Campinas
Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise ou diálise) de outros municípios mas que fazem tratamento em Campinas.
O cadastro para ser imunizado deve ser feito preferencialmente no site ou pelo telefone 160. O agendamento é obrigatório. A aplicação ocorre em cinco centros de imunização, que funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 18h, aos sábados e domingos. Confira os locais e endereços ao final desta reportagem
Documentos
Na hora de receber a vacina, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Campinas e comprovante do agendamento, que pode ser mostrado pelo celular.
Para os novos grupos incluídos na campanha nesta terça são exigidos os seguintes documentos para comprovar a condição estabelecida:
Pessoas com deficiência grave permanente: devem apresentar documento que comprove o recebimento do BPC.
Pacientes de outras cidades em terapia renal substitutiva em Campinas: devem apresentar carteirinha ou declaração de clínica de diálise localizada na metrópole e estarão dispensados de mostrar comprovante de endereço.
Transplantados de medula que fazem uso de imunossupressor: é obrigatório apresentar relatório ou declaração do médico informando o diagnóstico e recomendando a vacinação.
Para evitar aglomerações, a prefeitura pede que os moradores compareçam aos locais com dez minutos de antecedência. A Secretaria de Saúde também destaca a necessidade do pré-cadastro no VacinaJá, plataforma do governo do Estado, para agilizar o processo nos Centros de Imunização.
Detalhes grupos
A Prefeitura de Campinas explicou que, para efeito de agendamento, vai considerar pessoa com deficiência permanente grave “aqueles que tenham limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para: andar ou subir escadas, ouvir, enxergar, e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar”. Como mencionado anteriormente, todos devem comprovar recebimento do BPC.
O agendamento continua aberto para moradores de Campinas que pertencem ao grupo de comorbidades já autorizado a fazer agendamento desde o dia 7 de maio. São eles: pacientes de diálise e hemodiálise residentes em Campinas e também moradores transplantados de coração, pulmão, rim, fígado ou pâncreas.
A vacinação de grávidas com comorbidades foi suspensa nesta terça após recomendação da Anvisa para não aplicar doses do imunizante AstraZeneca em gestantes.
Endereços postos de vacinação Covid
CVI – Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral
Avenida Doutor Heitor Penteado, s/nº – Portão 5, com área de estacionamento
Escola CAIC Zeferino Vaz
Rua José Augusto de Mattos, s/nº – Parque Residencial Vila União
Círculo Militar de Campinas
Avenida Getúlio Vargas, 200 – Jardim Chapadão
Casa da Criança Paralítica
Rua Pedro Domingos Vitali, nº 160 – Parque Itália
Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste)
Rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº – Vila Castelo Branco
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.