Campinas atende 884 pacientes com sintomas de Covid-19 no plantão exclusivo dos Centros de Saúde


Sábado e domingo 14 unidades da metrópole abriram para atendimento de sintomáticos. Ao todo, 25 pessoas precisaram ser transferidas pelo Samu para leitos hospitalares. Faixa em Centro de Saúde Campinas com atendimento exclusivo para Covid-19
Reprodução/EPTV
Campinas (SP) recebeu um total de 884 pacientes com sintomas da Covid-19 neste sábado (27) e domingo (28) no atendimento exclusivo à doença nos 14 Centros de Saúde abertos. Foi o segundo fim de semana seguido da ação da Secretaria de Saúde do município para evitar alta procura na porta de prontos-socorros e UPAs, e orientar pessoas com sintomas iniciais do coronavírus.
Dentre os atendidos, 25 precisaram ser transferidos pelo Samu para leitos hospitalares por se tratarem de casos que necessitavam de mais cuidados. Veja os números por dia:
Sábado: 555 atendimentos, sendo 13 internações
Domingo: 329 atendimentos, sendo 12 internações
De acordo com a prefeitura, o foco é da ação segue sendo pessoas com sintomas respiratórios e gripais. Além de orientação médica sobre os sintomas, também é reforçada a necessidade de isolamento social para evitar a propagação da doença.
“A abertura no próximo final de semana será avaliada de acordo com a demanda nos atendimentos ao longo dos próximos dias”, disse a Saúde.
Atendimento 57,5% menor
Em relação ao fim de semana passado – o primeiro este ano a abrir Centros de Saúde exclusivos para Covid-19 – o número de pessoas que procuraram atendimento foi 57,5% menor. Foram atendidos 2.083 moradores há uma semana e agora, 884.
Centros de saúde que abriram: Perseu Leite de Barros, Vicente Pisani Neto (Satélite Íris 2), Floresta, São Marcos, Aurélia, Costa e Silva, São Quirino, Capivari, Santo Antônio, Vista Alegre, Campo Belo, Vila Ipê, São José e São Bernardo.
Quadros leves de coronavírus
A Secretaria de Saúde reforça que a infecção pelo novo coronavírus “pode causar tanto quadros leves quanto graves. Os quadros graves, de pacientes com falta de ar, que precisam de ventilação mecânica e intubação, chamam mais a atenção. Porém, coriza, nariz escorrendo, tosse, garganta raspando ou quadros como sinusite e inflamação de garganta também podem ser causados pelo vírus”.
Veja o alerta da infectologista Valéria Almeida no vídeo abaixo.
Veja quais os sintomas leves de Covid-19 que precisam de atendimento médico
Uma pessoa pode transmitir o novo coronavírus para outras desde dois dias antes do início dos sintomas até dez dias depois dos primeiros sinais. É necessário ir aos Centros de Saúde e realizar o exame.
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas