Campinas lança formulário online para orientar sobre problemas de saúde de quem pode tomar vacina contra Covid-19


Documento indica padrão para aplicação do imunizante com as doenças preexistentes ou condições de saúde, as chamadas comorbidades, dos moradores. Formulário sobre as comorbidades habilitadas para permitir vacinação contra Covid-19 em Campinas
Reprodução/Prefeitura de Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) lançou nesta sexta-feira (14) um formulário online com informações de problemas de saúde que se enquadram no plano de vacinação da Covid-19 para pessoas com doenças ou condições preexistentes, as chamadas comorbidades.
O cadastro para imunização deste público-alvo está aberto na metrópole, mas a procura tem sido baixa. A administração municipal avaliou que muitas pessoas têm dúvidas em relação aos diagnósticos que podem ser apresentados na hora da vacinação contra o coronavírus.
O formulário é um auxílio para a população em geral, incluindo médicos. Ele traz as comorbidades prioritárias, de acordo com o definido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Acesse o formulário das comorbidades que habilitam para vacina contra Covid-19
Cada uma das doenças ou condições de saúde relatadas possuem a descrição ao lado. Por exemplo o que são quadros de hipertensão arterial resistente, insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva e outros, de difícil compreensão para quem não está acostumado aos termos técnicos da medicina.
Para acessar o formulário, basta baixar pela internet e preencher. O médico assinala as opções de acordo com cada paciente e o documento pode ser apresentado pela pessoa no ponto de vacinação.
Gabriela Matsuo de Aquino aplica dose da vacina de Covid-19 em dona Laura, de 106 anos, moradora de Campinas
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no G1 Campinas