Campinas registra 18,3mm de chuvas após 2 meses sem volume significativo e Cepagri vê alerta na estiagem


Precipitação deste fim de semana foi a mais importante desde 28 de março, quando choveu 17mm. Chuva acumulada está abaixo da média nos últimos meses. Regiões de Campinas e Central têm recorde de temperaturas mínimas; veja previsão
Campinas (SP) registrou 18,3mm de chuvas neste sábado (22) e domingo (23) e o volume foi o maior desde 28 de março, segundo dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp. Há quase dois meses, a metrópole teve 17mm computados e a precipitação abaixo da média preocupa meteorologistas, mesmo na estiagem.
“Mesmo sendo um período de menor volume de chuvas no outono e inverno, nós estamos com chuva abaixo da média. Todos esses meses, maio, abril, março”, afirma a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila.
O volume, portanto, não representa um alívio para elevar níveis de rios e represas, mas apenas “para melhorar a qualidade do ar e a melhoria da vegetação”, informou Ana.
Veja a comparação das chuvas dos últimos meses com os anos anteriores abaixo:
Até 31 de maio, há a esperança de cerca de 20mm de chuvas na cidade, podendo variar o volume dependendo da região. Veja a previsão do tempo completa para os próximos dias no vídeo acima.
Chuva registrada em Campinas em 22 de maio
Tânia Lamara
Temperaturas baixas
A segunda-feira (24) amanheceu com uma das temperaturas mais baixas do ano, de acordo com a medição feita pelo centro meteorológico da Unicamp. Às 7h50, os termômetros marcavam 11,5ºC.
No último dia 20 de maio foi feito o registro da manhã mais gelada, com 11,2ºC; a segunda menor temperatura na metrópole foi 11,4ºC no dia 19 deste mês.
Com a chance de chuva nos próximos dias, a previsão do Cepagri é que não haja queda mais intensa da temperatura, pois não há massa de ar frio com declínio acentuado esta semana.
Orvalho na vegetação registrado em manhã com 11ºC na região de Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas