Campinas registra protestos contra e a favor do governo Bolsonaro neste 1º de maio


Atos ocorreram na manhã deste sábado (1) na região central da cidade. Um homem armado chegou a provocar uma confusão, mas foi contido pela Polícia Militar e levado à delegacia. Protesto no Centro de Campinas no dia 1º de maio
Rafael Smaira
Campinas (SP) registrou protestos na manhã deste sábado, 1º de Maio – Dia do Trabalhador, de pessoas contrárias ao governo Jair Bolsonaro e também de manifestantes a favor das medidas adotadas pela presidência da República.
A metrópole já registrou 3.013 mortes por Covid-19 na pandemia e o número total de infectados é de 92.691 moradores.
O primeiro ato foi organizado pelo sindicato dos professores da rede estadual de ensino. Houve uma carreata contra a volta das aulas presenciais e cobrando o auxílio emergencial.
O grupo de profissionais da educação se reuniu no Largo do Pará e exibiu faixas, cartazes e imagens do presidente da República com frases de protesto.
Um homem armado e sem máscara, que se apresentou como policial federal, chegou a retirar uma das faixas, presa ao viaduto da Aquidaban, e houve um princípio de confusão. Não houve disparos e ninguém ficou ferido. A situação foi controlada pela Polícia Militar e os envolvidos foram conduzidos ao 1º Distrito Policial. Em seguida, o ato seguiu pelas ruas do Centro.
Protesto a favor do governo
O segundo ato reuniu apoiadores do governo Bolsonaro no Largo do Rosário. Muitos estavam sem máscaras ou com a proteção de maneira errada no rosto. Eles estavam vestidos com as cores da bandeira do Brasil e fizeram uma caminhada pelas ruas do Centro.
A PM acompanhou o protesto a distância. Havia faixas com críticas ao Supremo Tribunal federal (STF) e pessoas em defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 – que já foi comprovado por cientistas que não funciona no combate contra o coronavírus.
Um outro grupo, também a favor do governo, participou de uma carreata com buzinaço em frente à Escola de Cadetes do Exército (EsPCEx), na região do bairro Castelo. O trânsito ficou lento, mas o protesto foi pacífico.
Protesto a favor do governo Bolsonaro em Campinas no dia 1º de maio tem pessoas sem máscara
Johnny Inselsperger/EPTV
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas