Campinas registra queda de 60% no volume de lixo reciclável coletado na pandemia da Covid-19


Levantamento é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e mostra a realidade de materiais que são recebidos pelas cooperativas de reciclagem da cidade. Número caiu de 600 toneladas para 240 toneladas por mês. Cooperativas recebem 60% menos materiais recicláveis em Campinas na pandemia
Campinas (SP) registrou uma queda de 60% no material reciclável coletado na pandemia da Covid-19, se comparado ao período anterior às restrições e à quarentena. O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e mostra a realidade nas cooperativas de reciclagem da cidade.
O volume caiu de 600 toneladas por mês para 240 toneladas. A redução representa um risco ao meio ambiente, já que muitos produtos que podem ser transformados, como vidro, plástico, papel e papelão, vão parar irregularmente em lixões e também acabam poluindo rios – elevando o custo do tratamento da água.
Mas também afeta a economia da cidade, uma vez que é fonte de renda para muitas famílias de catadores e de recicladores desses materiais.
“A maior redução que a gente já teve até hoje no município”, afirma o engenheiro do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), Fábio Gonzaga.
Volume do lixo reciclável coletado em Campinas caiu 60% na pandemia da Covid-19
Reprodução/EPTV
A pandemia diminuiu o poder aquisitivo da população, o que resultou em queda na quantidade de material reciclável gerado pelo consumo nas casas. Além disso, a coleta foi suspensa durante parte da quarentena na cidade, diante da suspeita de contágio por coronavírus por meio do lixo reciclável.
Os trabalhadores protestaram e exigiram medidas de proteção para retomarem a separação do lixo reciclável.
“É bem complicado, porque a gente sente a necessidade do dinheiro para pagar as contas. E o medo de perder o trabalho, porque a gente depende daqui”, diz a triadora Patrícia Santos.
A orientação do município é que os moradores intensifiquem a separação dos produtos para que sejam devidamente coletados e tenham as cooperativas como destino.
Trabalhadoras de cooperativa de reciclagem de lixo em Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas