Campinas retoma atividades presenciais em creches e entidades conveniadas nesta segunda


Unidades estavam fechadas para os alunos desde março de 2020, no início da pandemia da Covid-19. Prefeitura providenciou adequações nos espaços e retorno vai seguir escalonamento. Creches da Rede Municipal de Campinas retomam atividades presenciais nesta segunda-feira
A Prefeitura de Campinas (SP) retoma, a partir desta segunda-feira (3), as atividades presenciais nas creches da Rede Municipal de Educação e entidades conveniadas. O trabalho, interrompido desde março de 2020, seguirá as medidas de restrição para evitar o contágio da Covid-19, como horário reduzido, revezamento de turmas, além de adoção de protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Pelo menos 161 creches e 44 entidades conveniadas à Secretaria de Educação terão as atividades retomadas nesta segunda. No entanto, do total de creches, quatro foram proibidas de funcionar pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por não terem feito as adequações necessárias durante o período que ficaram fechadas na pandemia. Veja quais são:
CEI Carlos Gomes
CEI Aurora Santoro
CEI Professor Otávio César Borghi
CEI Professora Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
O retorno atende a um escalonamento. Desta segunda até sexta-feira (7), as unidades recebem alunos entre três anos e quatro meses até cinco anos e 11 meses. Nesta etapa, são esperados 8,5 mil crianças, o que representa 35% do total de matriculados nesta modalidade em Campinas.
A partir do dia 10 de maio, retornam crianças na faixa etária de um ano e oito meses a três anos e três meses, que representa um grupo de 3,9 mil alunos. Por último, no dia 17 de maio, é a vez de bebÊs com idade até um ano e sete meses.
“Nós nos preparamos seguindo todas as recomendações, sabemos de todos os desafios, principalmente com a educação infantil. Nós não vamos utilizar todos os espaços. Brinquedos, por exemplo, só vamos usar os que a gente pode fazer a lavagem”, disse a diretora da CEI Jorge Leme, Rita de Cássia Palma Reis.
Creches de Campinas retomaram atividades presenciais nesta segunda
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias
Veja mais notícias da região no G1 Campinas