Campinas tem alta de 63% em estupros em fevereiro e furtos atingem níveis 'pré-pandemia'


Estatística criminal da SSP informa o registro de 18 ocorrências de violência sexual, mas advogada aponta que crime é subnotificado. 2ª DDM em Campinas (SP)
Helen Sacconi/EPTV
Campinas registrou aumento de 63% nos registros de ocorrência de estupro em fevereiro. O dado faz parte das estatísticas criminais de fevereiro divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira (25). O relatório aponta ainda que os furtos atingiram níveis “pré-pandemia”.
Em relação as ocorrências de violência sexual, a SSP aponta o registro de 18 casos, contra 11 em fevereiro de 2020. Desses, 13 foram estupro de vulnerável.
Apesar do aumento, a advogada e fundadora do grupo “Mulheres pela Justiça”, Thaís Cremasco, alerta que crimes de violência contra as mulheres são muito subnotificados, principalmente nesse período de quarentena pela Covid em que as vítimas estão mais tempo em casa com os agressores.
“Os casos são muitos. Todos os dias tem atendimentos em Campinas, em todos os grupos. Todos perceberam o aumento de casos de violência contra a mulher”, destaca.
Crimes contra o patrimônio
As estatísticas criminais da SSP mostram que o número de ocorrências de furto estão próximos aos registrados antes da pandemia chegar à região. Campinas teve o primeiro caso e deu início a quarentena em março de 2020.
Segundo a Polícia Civil, foram registrados 256 furtos de veículos, 10 a menos que o de fevereiro de 2020. Já no caso de furtos em geral, Campinas tem 1.113 casos, contra 1.180 do mesmo mês do ano passado.
Com relação aos roubos, houve queda de 25,8% nos casos em geral, e redução de 23,4% nos assaltos envolvendo veículos.
Crimes contra o patrimônio – Campinas
Assassinatos
O balanço aponta que 11 pessoas foram vítimas de homicídio doloso na metrópole em fevereiro, mesmo número do mesmo mês de 2020.
Neste ano, 24 pessoas foram assassinadas na cidade, uma redução de 20% em relação ao dois primeiros meses do ano passado, quando foram registrados 30 homicídios dolosos.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas