Campinas terá 14 centros de saúde abertos pelo 2º fim de semana seguido para atender pacientes com sintomas de Covid


Ação visa reduzir demandas em hospitais que estão sob pressão para enfrentamento à pandemia. Medida nos dias 20 e 21 de março terminou com atendimentos de 2 mil moradores Centros de saúde aplicaram 773 exames PCR no fim de semana anterior
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Campinas (SP) vai abrir neste sábado e domingo (28), pelo segundo fim de semana seguido, 14 centros de saúde para atendimento de moradores com sintomas da Covid-19, segundo a prefeitura. A medida visa reduzir a pressão sobre os hospitais públicos que estão voltados ao enfrentamento da pandemia e, por isso, só recebem de forma referenciada casos de urgência, emergência e trauma.
As unidades vão funcionar, nos dois dias, das 7h às 17h. Veja abaixo lista:
Perseu Leite de Barros
Vicente Pisani Neto (Satélite Íris 2)
Floresta
São Marcos
Aurélia;
Costa e Silva
São Quirino
Capivari
Santo Antônio
Vista Alegre
Campo Belo
Vila Ipê
São José
São Bernardo
A medida realizada nos dias 20 e 21 de março, o governo municipal contabilizou 2.015 pacientes atendidos, dos quais 773 realizaram exame PCR para verificar se estavam infectados. Os exames só foram feitos em parte do grupo, uma vez que foi considerado o período recomendado para o teste.
Além disso, 31 casos foram avaliados como graves e transferidos para hospitais da metrópole.
Covid-19: Campinas confirma mais 28 mortes e chega a 2.226
Campinas bate novo recorde de internados e registra 97,17% de ocupação em UTIs
Recomendações
Na semana passada, a infectologista da Secretaria de Saúde Valéria Almeida explicou que sintomas como incômodo na garganta, rinite, sinusite, nariz escorrendo e dor de cabeça devem ser relatados aos médicos dos centros de saúde, uma vez que podem ser provocados pelo novo coronavírus.
Veja quais os sintomas leves de Covid-19 que precisam de atendimento médico
“Essas pessoas são capazes de transmitir o vírus desde dois dias antes do início dos sintomas até dez dias depois. Por isso é importante que todas as pessoas com esses sintomas procurem o atendimento para realizar o exame e saber se estão infectadas ou não com coronavírus”, alertou.
Os centros de saúde costumam ficar fechados nos fins de semana, enquanto que em dias úteis há três unidades exclusivas para Covid-19: São Bernardo, Capivari e Costa e Silva.
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.