Carlos Eduardo Polesi é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu filé de frango gratinado com crosta de castanha de baru. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Carlos Eduardo Polesi está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O comerciante Carlos Eduardo Polesi, de 52 anos, de Terra Roxa, é um dos semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado. Ele se classificou com a receita de filé de frango gratinado com crosta de castanha de baru.
Quando criança, os pais tinham uma pensão e serviam as refeições para os comerciantes que trabalhavam na região, e o menino ficava ajudando com a montagem das marmitas enquanto observava a mãe fazer os temperos e as receitas.
“Até hoje eu me lembro do cardápio da semana que minha mãe Darci fazia. Tinha um lagarto fatiado e servido na farofa de farinha de milho com pedaços de abacaxi, feito às quintas-feiras, que era maravilhoso”, diz.
Depois de casado, ele está sempre colocando a mão na massa, uma vez que sua esposa trabalha muito na loja, que fica ao lado de sua casa. Edu, como é conhecido, confessa que não é de acompanhar receitas. O que ele gosta mesmo é de inventar ou adaptar os preparos para que fiquem diferentes dos tradicionais. O prato que ele mais gosta de fazer é o estrogonofe, sobretudo na versão com camarão.
Edu soube do Tá Combinado no Savegnago de Bebedouro e ao chegar em casa, foi pesquisar no site do concurso. A receita inscrita foi criada por ele, com ajuda da esposa Mara. “Como eu consumo diariamente a castanha de baru, resolvemos colocá-la no prato”, explica ele, que prioriza os temperos naturais.
Veja a receita:

Filé de frango gratinado com crosta de castanha de baru
Ingredientes:
4 filés de peito de frango Seara
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (café) de chimichurri
1 dente de alho triturado
Azeite para grelhar e untar
25 castanhas de baru trituradas
2 colheres (sopa) de queijo ralado Italac
3 mandioquinhas (batata baroa) cozidas
1 colher (sopa) de manteiga
½ caixinha de creme de leite Nestlé
Modo de Preparo:
Peito de Frango
Tempere os filés de frango com o alho, sal, pimenta-do-reino a gosto e o chimichurri. Grelhe na frigideira com azeite até ficarem dourados dos dois lados.
Purê de mandioquinha
Em uma panela, coloque a mandioquinha cozida e amassada, a manteiga, o creme de leite, sal a gosto e mexa bem em fogo baixo até formar o purê.
Farofa de baru
Misture as 25 castanhas de baru trituradas com o queijo ralado.
Montagem:
Depois de grelhar na frigideira, coloque os peitos num refratário untado com azeite e espalhe por cima a farofa de baru e acrescente um fio de azeite. Leve ao forno por cinco minutos até gratinar. Sirva com o purê de mandioquinha.
Rendimento: 4 porções.
Tempo de preparo: 30 minutos
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text