Charlene Dall´Aqua Valezi é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu filé ao molho de pimenta. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Charlene Dall´Aqua Valezi está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A autônoma Charlene Dall´Aqua Valezi, de 38 anos, de Ribeirão Preto, apostou na sua receita de filé ao molho de pimenta, uma releitura de um prato francês, como proposta para acompanhar o risoto de parmesão e conseguiu uma vaga na semifinal da quarta rodada do concurso Tá Combinado.
Nascida em Lucélia, ela mora em Ribeirão há dois anos e ali atua como cozinheira em seu empório que tem o foco em alimentação saudável. Formada em Biologia, Charlene morou em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre 2008 e 2010, e quando voltou para o Brasil, começou a dar aulas de inglês. Na época, teve que fazer dieta para perder peso. Foi quando se reconectou com o ato de cozinhar e passou a fazer comida saudável inicialmente para ter uma renda extra. Mas, tamanha foi a identificação, que logo ela deixou as aulas e começou a fazer cursos, entre eles o de Natural Chef, e passou a focar na produção de marmita saudável. Seu próximo passo será lançar um curso de marmita saudável.
Toda essa trajetória remete à influência que teve da avó na infância. “A lembrança mais remota de estar na cozinha que eu tenho é que aos seis anos eu trocava as brincadeiras com meus primos para ficar ajudando minha avó a fazer nhoque e pamonha”, relata. Segundo ela, seu coração pertence à culinária italiana. “Está no sangue”, diz. Mas, ela confessa que também gosta de fazer pratos das culinárias francesa, mexicana e tailandesa. Aprender sobre culturas diferentes é algo que a instiga.
O filé ao molho de pimenta, inclusive, é uma adaptação do prato francês filet au poivre. “É muito simples de fazer, tem poucos ingredientes, mas tem um sabor bem marcante e combina com risoto. Sempre faço para a minha mãe”, afirma.
Veja a receita:

Filé ao molho de pimenta
Ingredientes:
6 pedaços de filé mignon Friboi (use a parte central da peça) de aproximadamente 180 g cada
Conhaque
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta da Jamaica
80 ml de creme de leite Nestlé
Sal a gosto
30 g de manteiga Itambé
Azeite
Tomilho
Sálvia
1 dente de alho
Modo de preparo:
Quebre os grãos de pimenta em um pilão. Tempere os pedaços de filé com sal e com a pimenta. Em uma frigideira bem quente, coloque azeite e acrescente os filés até ficarem ao ponto desejado. Depois coloque a manteiga, o alho, o tomilho e a sálvia e banhe os filés com a manteiga. Quando estiverem quase no ponto desejado, retire-os da frigideira. Acrescente o conhaque à frigideira ainda no fogo, fazendo a deglacê. Adicione o creme de leite e deixe que o molho reduza um pouco. Corrija o sal, se necessário, e sirva.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text