Com 100% de ocupação em UTIs e enfermaria, Amparo abre hospital de campanha para Covid-19


Ao todo, são 16 estruturas de enfermaria e quatro de terapia intensiva destinados a pacientes que estão na fila de espera por leitos nos hospitais. Hospital de Campanha de Amparo (SP) durante preparação para abertura
Rogério Areias
A Prefeitura de Amparo (SP) vai abrir um hospital de campanha exclusivo para atender pacientes com a Covid-19 nesta sexta-feira (9), às 15h. A cidade tem 100% de ocupação tanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) quanto em enfermarias e afirma que possui fila de espera por leitos, mas não precisou o tamanho.
Ao todo, o hospital de campanha terá 16 leitos de enfermaria e quatro de UTI destinados aos pacientes na fila de espera tanto nos hospitais da cidade quanto na região. De acordo com a prefeitura, os primeiros internados serão encaminhados para os novos leitos de UTI a partir deste sábado (10).
A unidade de saúde foi montada na Avenida Bernardino de Campos, número 207, dentro do sítio hospitalar da Beneficência Portuguesa da cidade.
Contratação de profissionais
Foram contratados 47 profissionais, entre eles técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes de farmácia, recepcionista, higiene e lavanderia. Houve, ainda, a contratação de médicos plantonistas, responsável técnico médico, responsável técnico de enfermagem e responsável pela UTI.
Em nota, a cidade informou que não pode precisar a quantidade de médicos que vão trabalhar no local, “já que eles trabalham em sistema de plantão, e não CLT [consolidação das leis trabaalhistas]”.
Ocupação e fila
Segundo a prefeitura, a ocupação dos leitos atualmente passa de 100%, tanto nas UTIs quanto nas enfermarias dos dois hospitais da cidade. De acordo com a pasta, não é possível fornecer o número exato de pessoas que estão aguardando na fila.
“Não temos como quantificar a fila de espera por leitos, mas podemos afirmar que aumentar a quantidade de leitos na cidade ajudará muito na agilidade e efetividade dos atendimentos de Covid-19”, explica.
Ao todo, a unidade de saúde conta com 16 leitos de enfermaria e quatro leitos de UTI para pacientes que aguardam na fila de espera
Rogério Areias/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas