Confira as atrações do Terra da Gente de sábado (15/05)


Conheça a história de um casal que luta pela conservação do meio ambiente e ainda se encante pela histórica cidade de Laguna (SC), destino do TG para a pesca de anchovas. O Farol de Santa Marta é um dos mais potentes do Brasil. Tem um alcance de 85 quilômetros. Fica em um lugar, ‘onde o vento faz a curva’
Terra da Gente
TG 1136
O Terra da Gente de sábado (15/05) conta a história de um casal de biólogos que além do amor e da profissão, também compartilha o desejo de lutar pela conservação do meio ambiente. Na pescarisa, nossa equipe viaja até Santa Catarina para desbravar a histórica cidade de Laguna e fisgar anchovas. A série da “Hora do Rancho” em Cunha (SP) dá um pulo em Paraty (RJ) para garantir um ingrediente fresco do preparo do dia: robalo na churrasqueira.
Casal de biólogos lutam pela conservação de animais não tão convencionais.
Terra da Gente
Parceria ao cubo
Ed e Lu Ventura firmaram uma parceria no amor, na profissão e na defesa do meio ambiente. Eles são biólogos paulistanos que se mudaram para a Vila do Guaraú em Peruíbe, litoral Sul de São Paulo, para ficar mais perto da natureza. Bichos que causariam repulsa em muita gente como cobras, aranhas, sapos, rãs e pererecas são os preferidos do casal. Eles adoram percorrer as trilhas e praias selvagens para encontrar espécies “diferentes”, como o pepino-do-mar, um animal muito estranho, mas importantíssimo para a vida no oceano e que está ameaçado de extinção.
Você conhece a anchova?
Terra da Gente
Pescaria de Anchovas
A cidade de Laguna, no extremo sul de Santa Catarina foi um dos cenários da Revolução Farroupilha. Foi ali que a revolucionária Anita, conheceu o guerrilheiro italiano, Giuseppe Garibaldi, durante a tomada do antigo porto da cidade. O casal se apaixonou e seguiu lutando por independência, mundo afora. Nesse lugar histórico, com antigos casarões preservados, nas margens da Baía de Santo Antônio dos Anjos é que a equipe do Terra da Gente vai atrás da anchova. Pescando ao lado de golfinhos, passeando entre tesouros arqueológicos e conhecendo um dos faróis mais potentes do país, no Cabo de Santa Marta, nossa equipe descobre onde o “vento faz a curva”.
Aprenda a preparar um robalo na churrasqueira.
Terra da Gente
Robalo na churrasqueira
Como estar a menos de duas horas do mar e não preparar um peixe? Nossa equipe aproveitou a estadia em Cunha (SP) e foi até Paraty (RJ) atrás do robalo. A receita valoriza a proteína branca que é preparada na churrasqueira com tomate, cebola, ervas e um tempero especial.