Confira as atrações do Terra da Gente deste sábado (05/06)


Onça-parda em vidra livre é flagrada em Campinas (SP); equipe do TG consegue registro do felino em vida livre pela segunda vez na história do programa. Onça-parda aparece no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP) e recebe a solidariedade dos moradores locais.
Pedro Santana/TG
TG 1139
No próximo sábado (05/06) o seu encontro com o Terra da Gente será um pouco mais tarde: a partir das 15h55, na tela da EPTV, por conta do amistoso entre Brasil e Cabo Verde. E a aventura está muito especial, afinal será a segunda vez em toda a história do TG que nossa equipe consegue o registro de uma onça-parda de vida livre. E o mais impressionante: a poucos quilômetros do centro de uma das maiores cidades do estado de São Paulo. O felino tão ameaçado mobilizou uma vizinhança inteira depois de começar a atacar as galinhas das propriedades. Mas, em vez de medo, os moradores reagiram com conscientização ambiental e uma demonstração de amor à natureza.
Onça-parda em vida livre é flagrada pela equipe do TG pela segunda vez na história do programa.
Pedro Santana/TG
Onça-parda na metrópole
Durante mais de um mês a equipe do Terra da Gente acompanhou de perto as visitas de uma onça-parda a um condomínio de chácaras no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. “Eu fiquei cara a cara com a onça. Não fiquei com medo, porque eu vi que ela estava com medo. Achei linda. Consegui fazer uma imagem dela pulando no capim, dá para ver ela de costas”, conta dona Cida, uma das primeiras moradoras da região a registrar a visita do bicho.
A onça-parda procurava alimento nos galinheiros e se escondia em uma pequena mata. Mesmo no prejuízo, os vizinhos da região se uniram para proteger o animal selvagem. “Por causa do desmatamento e a queimada que tem na região a onça vai se acuando e vai onde tem alimento, né. Aqui ela encontrou o galinheiro recheado, aproveitou pra fazer o banquete. Eu prefiro acabar com as galinhas, mas garantir o bem estar dessa onça”, disse Tito, o pedreiro que perdeu 17 galinhas, mas estava mais preocupado em salvar a onça-parda.
Conheça mais sobre essa espécie tão ameaçada e saiba como terminou essa aventura em uma das maiores metrópoles do país.