Confira as atrações do Terra da Gente deste sábado (29/05)


Conheça detalhes da araucária e aprenda a preparar um prato com pinhão; pescaria ganha trilha sonora inusitada. Reportagem sobre as araucárias é um dos destaques do programa
Pedro Santana/TG
TG 1138
O último Terra da Gente de maio te convida para conhecer detalhes e curiosidades de uma árvore especial: a araucária. Você poderia imagina que as folhas dela serviram de alimento para alguns dinossauros? Para aproveitar nossa aventura na mata a receita da “Hora do Rancho” usa o pinhão para preparar o famoso entrevero. Já na pescaria, as fisgadas ganham uma trilha sonora um tanto quanto inusitada: o rap.
A araucária é uma das árvores mais populares do Brasil
Pedro Santana/TG
Araucária: a fonte de vida que resiste
Sem dúvida alguma a araucária, conhecida também como pinheiro-do-paraná ou simplesmente pinheiro-nacional, é uma das árvores mais populares do nosso país. Mas apesar de ser familiar para muita gente, essa espécie guarda muitos segredos e um histórico curioso: ela pertence a um dos grupos de pinheiros mais antigos do mundo. Nesse sábado você vai conferir como esta árvore é fonte de vida para diferentes espécies da fauna e o motivo para ela ser considerada um símbolo de resistência.
Aprenda a preparar entrevero: famoso prato que leva carnes, legumes e pinhão
Pedro Santana/TG
Entrevero
Para terminar a série especial de receitas preparadas durante a visita à Cunha (SP) nada melhor que um prato com um ingrediente típico da cidade: o pinhão. Feito em um disco de arado com um misto de ingredientes cheios de sabor, entrevero é a receita da vez.
Torto Mariote fala sobre preservação e mostrar a rotina dos pescadores nas letras do rap
Torto Mariote/Arquivo Pessoal
Rap na pesca
Tucunaré é peixe de água doce, robalo do mar. Espécies que “não cabem” na mesma pescaria, mas encontram espaço nas rimas de uma dupla de Curitiba. E não estamos falando de uma dupla sertaneja, mas de cantores de rap. Torto Mariote e Mano Galax mostram que são bons “pescadores de versos” para cantar a natureza, falar sobre preservação e mostrar a rotina dos pescadores. Com uma dose de bom humor os rapper’s cantam a música “Alvará de Pesca”, que fala sobre os “apuros” do pescador para conseguir uma “autorização em casa” para pescar. “Se rap dá certo com pesca? Já provou que dá”, diz Mano Galax. Conheça um pouco mais sobre a música e os desafios dessa dupla que convidam todo mundo a pescar, ouvindo rap.