Covid-19: Campinas divulga mais 45 mortes e chega a 2.360; casos aumentam para 80.767


Boletim divulgado nesta terça-feira (30) pela prefeitura indica mais 1.160 moradores infectados, e secretário vê reflexo de semana com ‘ápice’ de síndromes gripais atendidas por postos de saúde. O prédio da Prefeitura de Campinas
Carlos Bassan / PMC
Campinas (SP) divulgou na tarde desta terça-feira (30) mais 45 mortes por Covid-19, o que elevou o total para 2.360. O boletim da prefeitura mostra também mais 1.160 moradores infectados e, com isso, a soma chega a 80.767 desde o início da pandemia.
Os novos casos e mortes contabilizados pelo governo municipal não significam, necessariamente, que ocorreram todos no dia da divulgação, mas sim que foram registrados no sistema nesta data.
Números atualizados pela administração nesta terça-feira
Confirmados: 80.767 (1.160 a mais)
Óbitos: 2.360(45 a mais)
Idade, sexo, comorbidades: veja o perfil das vítimas em Campinas
Avaliação
O secretário de Saúde, Lair Zambon, explica que o número de novos casos positivos reflete a situação verificada na metrópole no período entre sete a dez dias anteriores, quando, segundo ele, foi observado “ápice de casos de síndromes gripais” pelos centros de saúde.
Já a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, reforça que parte dos óbitos é de moradores que ficou internada por período expressivo. Embora a média contabilizada seja de 18 dias em UTIs, ela indicou o caso de uma paciente que teve óbito registrado em 4 de março, mas internada desde 31 de outubro.
Acompanhe no gráfico abaixo o total de casos positivos desde 13 de março de 2020, quando Campinas registrou o primeiro morador infectado, e o acumulado diário com dados da administração.
Mortes
O boletim desta terça-feira mostra que as vítima são 32 homens e 13 são mulheres, que tiveram óbitos constatados no período entre os dias 21 e 29 de março.
Ao todo, 35 tinham doença preexistentes (comorbidades), enquanto dez não tinham. Além disso, 34 são idosos, enquanto 11 têm menos de 60 anos, destaca a prefeitura.
Confira a curva do número de mortes acumuladas por dia do registro do óbito desde o início da pandemia no gráfico abaixo.
VÍDEO: autoridades e médicos comentam pior momento da pandemia
Profissionais de Saúde na linha de frente e autoridades avaliam pior momento da pandemia
Initial plugin text
Busque pelo título do caso
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.