Covid-19: Campinas encerra agendamento em pontos de vacinação e direciona aplicação para centros de saúde


Mudança acontece por conta do aumento de grupos que podem ser vacinados. Metrópole tem cinco pontos de imunização, que a partir deste sábado ficarão exclusivo para a segunda dose. Vacina contra Covid-19 passa a ser aplicada em Centros de Saúde em Campinas
A Prefeitura de Campinas (SP) iniciou o processo de descentralização dos locais de vacinação da metrópole. De acordo com a administração, a partir deste sábado (12), o agendamento nos cinco pontos de imunização da cidade será encerrado e a aplicação das doses será direcionada para os centros de saúde.
Veja quem pode ser vacinado hoje em Campinas e como agendar
No entanto, os atuais pontos de vacinação só serão desativados em 26 de agosto. Por enquanto, eles só serão usados para a aplicação da segunda dose, que já é agendada quando o morador recebe o primeiro imunizante. O município possui, até agora, cinco locais para aplicação da vacina contra o coronavírus:
CVI – Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral
Escola CAIC Zeferino Vaz
Círculo Militar de Campinas
Casa da Criança Paralítica
Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste)
Com a mudança, a maioria dos centros de saúde de Campinas passa a estar apta para a vacinação contra a Covid. As exceções são as unidades do Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande. A descentralização, segundo o Executivo, é uma necessidade para melhor atender a população por conta das expansão dos grupos que podem ser vacinados. A imunização será escalonada e cada posto terá 420 doses nos dias em que for aplicar a vacina.
Veja os nomes e endereços de todos os centros de saúde de Campinas
“Os dias que haverão agendamento serão as terças, quintas e sextas. Mesmo que a unidade mais próxima da casa da pessoa esteja lotada, ela pode agendar em outro centro de saúde. Cada centro vai ficar exclusivo para a vacinação uma vez por semana”, disse a coordenadora de enfermagem da Vigilância de Campinas, Renata Mariano.
Segundo a coordenadora, o revezamento entre os centros de saúde é necessário porque a vacinação exige que toda a equipe fique reservada exclusivamente para a aplicação das doses. Além disso, a mudança não altera o 3º Dia D de imunização contra a Covid, que será realizado neste sábado e já está com todas as vagas preenchidas.
Vacinação contra a Covid-19 em Campinas
Osvaldo Furiatto
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas