Covid-19: Centros de Saúde de Campinas atendem 459 pessoas com sintomas respiratórios no feriadão de Páscoa


As unidades do Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva ficaram abertas das 7h às 17h, de sexta a domingo. Este é o terceiro final de semana que a prefeitura abre postos para atendimento exclusivo de coronavírus. Veja quais os sintomas leves de Covid-19 que precisam de atendimento médico
Entre sexta-feira (2) e domingo (4), 459 pessoas com sintomas respiratórios e de gripe procuraram os três Centros de Saúde de Campinas (SP) que abriram exclusivamente para atendimento da Covid-19 no feriadão de Páscoa. Quatro moradores precisaram ser transferidos pelo Samu para unidades de urgência e emergência.
As unidades do Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva receberam pacientes no período de 7h às 17h nos três dias. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde pelo terceiro fim de semana seguido com o objetivo de desafogar a porta de prontos-socorros e pronto-atendimentos, que focaram em casos mais graves.
Balanço de atendimento no feriadão de Páscoa
Sexta-feira (2): 118 atendimentos, com três transferências para leitos
Sábado (3): 213 atendimentos
Domingo (4): 128 atendimentos, com uma transferência para leito
“Durante esta semana, a Pasta vai decidir se manterá o mesmo esquema nos próximos sábado, 10 de abril, e domingo, dia 11”, informou a administração municipal.
Sintomas leves de Covid-19
A orientação das autoridades de saúde municipais é que moradores com garganta arranhando, tosse, sinusite e coriza, por exemplo, busquem as unidades básicas para fazer exames e receber orientações de isolamento social. Veja mais detalhes no vídeo acima.
Elas podem estar com coronavírus, e a transmissão para outras pessoas começa dois dias antes do início dos sintomas.
O balanço mais recente divulgado pela prefeitura, na quinta-feira (1º), aponta 81.941 moradores infectados desde o início da pandemia, sendo 2.428 mortes confirmadas.
Centro de Saúde do São Bernardo, em Campinas, está aberto para atendimentos de sintomas respiratórios
Divulgação/Prefeitura
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas