Covid-19: Governo estadual vai enviar lote de vacinas da Pfizer para Campinas nesta semana


Secretaria Estadual de Saúde confirmou que municípios do interior e da Grande SP vão começar a receber imunizante para aplicar na população. Data específica não está definida. Doses da Pfizer serão repassadas para Campinas nesta semana, confirma governo estadual
Divulgação /Sesapi
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta segunda-feira (31), que Campinas (SP) e São Bernardo do Campo vão começar a receber doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/Biontech para imunização da população nesta semana.
Segundo a pasta, desde que o Ministério da Saúde liberou a entrega para outras cidades que não somente às capitais, o governo estadual tem discutido com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems) a ampliação da distribuição.
Nova regra de armazenamento da Pfizer vai permitir que todos municípios possam receber a vacina
CoronaVac e Pfizer foram efetivas na redução de mortes e de casos de Covid-19 no Uruguai; entenda
A data para entrega em Campinas não está definida. Ao todo, o país já recebeu 3,4 milhões de imunizantes da farmacêutica americana desde abril. Os lotes chegam sempre pelo Aeroporto de Viracopos.
O cronograma do primeiro contrato entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde prevê totalização de 100 milhões até fim do terceiro trimestre; enquanto a do segundo estipula entrega de mais 100 milhões até dezembro deste ano.
Histórico
A Pfizer é a terceira vacina a ser usada no Brasil para enfrentamento à Covid-19. A aeronave da companhia aérea de logística UPS pousou em Campinas no horário previsto pela farmacêutica.
O primeiro lote teve 1 milhão de doses e foi recebido pelo Brasil em 29 de abril, com cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
No dia 5 de maio, ocorreu a chegada do segundo carregamento, com 629 mil imunizantes; e o terceiro grupo, com outras 628 mil doses, foi contabilizado dia 12. A quarta remessa também tinha 629 mil e foi recebida em 19 de maio.
O quinto e, até agora, último lote desembarcou em Viracopos no dia 26 de maio, com 629 mil doses de vacina. O voo saiu de Miami (EUA) e, após a chegada em Campinas, foi encaminhado para o centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, sob forte esquema de segurança.