Covid-19: Indaiatuba retomará aulas presenciais na rede municipal em 7 de junho


Retorno será híbrido e presença não é obrigatória, já que aulas on-line vão continuar. Protocolos sanitários para evitar contaminação do novo coronavírus foram adotados. Indaiatuba retomará aulas presenciais na rede municipal em 7 de junho
Prefeitura de Indaiatuba
A rede municipal de ensino de Indaiatuba (SP) retomará as aulas presenciais a partir do dia 7 de junho com 35% da capacidade das salas, medição da temperatura na entrada das escolas e obrigatoriedade do uso de máscara e garrafas individuais de água. O retorno não é obrigatório e, aos alunos que optarem por continuar no ensino remoto, será mantido o apoio pelo Google Meet.
Essa é a segunda vez que a prefeitura retoma as atividades presenciais. Na primeira, no início de fevereiro, as aulas voltaram a ser suspensas após o recrudescimento da pandemia de Covid-19.
Dessa vez, a retomada ocorrerá para alunos do maternal 1 e 2, etapas 1 e 2, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para quem continuar no modo on-line, as atividades pedagógicas impressas continuam obrigatórias.
Protocolo no maternal
O retorno presencial no maternal 1 e 2 será de segunda a sexta-feira, com as crianças do maternal 1 no período da tarde e os do maternal 2 de manhã.
Pré-escola, Ensino Fundamental e EJA
Já nos demais módulos, as atividades presenciais vão ocorrer às segundas, quartas e sextas, no período em que o aluno está matriculado. “O responsável deve manter o contato com a escola para saber o dia que o aluno deverá ir à aula presencial”, afirma a Secretaria Municipal de Educação.
“As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes ao retorno presencial, aulas on-line e atividades pedagógicas serão repassadas por este canal de comunicação”, afirma a secretaria.
As dúvidas podem ser tiradas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (19) 3801-9191.
A Secretaria Municipal de Educação defende que as escolas municipais seguirão um rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e pela própria pasta. “O atendimento específico aos profissionais de educação através do Teleatendimento Covid-19 será retomado no dia 7 de junho”, afirma a prefeitura.
Consulta aos pais
A prefeitura prevê, a partir de 12 de julho, uma pesquisa com os pais para questionar sobre o retorno presencial. Na sexta-feira (21), a Secretaria de Educação já realizou a consulta junto aos responsáveis para optarem ou não pelo retorno presencial dos filhos no período de 07 de junho até final de julho.
Aulas remotas
O apoio pedagógico pelo Google Meet será mantido para os alunos que não optaram pelo retorno presencial e para aqueles que são do grupo de risco. “Estas aulas atenderão as crianças das Etapas I e II e Ensino Fundamental, nas terças e quintas-feiras. O horário e link em que a aula estará disponível para o aluno serão informados pelo contato registrado na escola”, afirma a prefeitura.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas