Covid: Campinas anuncia Dia D da vacinação para maiores de 45 anos com comorbidades neste sábado


Agendamento começa nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, pelo site ou pelo telefone 160. Veja como fazer. Profissional de saúde manipula dose da vacina CoronaVac, contra Covid-19, em Campinas, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (12)
LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou a realização de um Dia D de vacinação contra Covid-19 neste sábado (22), das 9h às 17h. O público-alvo são pessoas maiores de 45 anos com doenças preexistentes (comorbidades). O agendamento será aberto nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, no site da campanha ou pelo telefone 160.
Segundo a administração, a imunização será feita em 60 centros de saúde e nos cinco centros de aplicação da vacina contra Covid. A expectativa é atender pelo menos 20 mil pessoas.
Campinas lança formulário online para orientar sobre problemas de saúde de quem pode tomar vacina contra Covid-19
De acordo com o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), serão aceitos como comprovantes das comorbidades desde atestados médicos, a receitas e exames, mesmos os antigos.
“Se não tem o relatório, mas tem a receita, vai ser permitido a vacinação. A gente acredita na honestidade e boa-fé das pessoas”, disse.
“A gente quer vacinar as pessoas com essas condições crônicas, que tem maior risco de agravamento. Na dúvida, vá lá (no centro de saúde) e pergunta”, reforça Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).
Segundo a profissional, a própria rede municipal disparou mensagens aos pacientes que se enquadram no perfil, avisando que estão aptos a receber a dose da vacina e que realizem o agendamento.
Avanço da fase de transição
Durante a coletiva desta quarta, a prefeitura informou que irá seguir as medidas anunciadas pelo estado que prorrogou a fase de transição do Plano SP até o final de maio. Um decreto municipal será publicado na sexta-feira (21) para autorizar, a partir da próxima segunda-feira (24), a ampliação da capacidade de atendimento dos comércios e serviços de 30% para 40%.
Regras de 24 a 31 de maio
Atividades comerciais: atendimento presencial entre 6h e 21h
Atividades religiosas: atividades presenciais individuais e coletivas
Serviços gerais (restaurantes, cultura, salões de beleza, academias): Atendimento presencial entre 6h e 21h
Até 40% da capacidade de ocupação dos estabelecimentos
Toque de recolher de 21h às 5h
Regras a partir de 1 de junho
Atividades comerciais: atendimento presencial entre 6h e 22h
Atividades religiosas: atividades presenciais individuais e coletivas
Serviços gerais (restaurantes, cultura, salões de beleza, academias): Atendimento presencial entre 6h e 22h
Até 60% da capacidade de ocupação dos estabelecimentos
Toque de recolher de 22h às 5h
Fase de transição do Plano São Paulo será mantida até 31 de maio em todo o estado
Governo de SP
Veja mais notícias da região no G1 Campinas