Covid: Lindoia suspende aulas e atendimento presencial em mercados aos sábados e domingos; entenda


Decreto foi publicado no Diário Oficial do município nesta quinta (3), mas começa a valer a partir de sábado (5) até o dia 21 de junho. Vista da cidade de Lindoia (SP), que integra o Circuito das Águas Paulista
Prefeitura de Lindoia
A Prefeitura de Lindoia (SP) publicou nesta quinta-feira (3) um decreto que endurece as medidas restritivas dentro da fase de transição do Plano SP. Entre as ações está a suspensão das aulas presenciais na rede pública e o atendimento em mercados e supermercados aos sábados e domingos, permitindo apenas as entregas por delivery. As medidas entram em vigor neste sábado (5), com validade até o dia 21 de junho.
Município com 8 mil habitantes, segundo o IBGE, Lindoia registra 575 casos confirmados da Covid-19 e 20 óbitos. A prefeitura justifica a necessidade do decreto diante do agravamento da pandemia na cidade e no Circuito das Águas, incluindo a elevada taxa de ocupação de leitos na região – Amparo, por exemplo, recuou à fase emergencial e determinou lockdown aos finais de semana.
O decreto 2.562 publicado no Diário Oficial do Município desta quinta restringe aos estabelecimentos comerciais o máximo de 30% de capacidade no atendimento presencial – na atual fase do Plano SP, o governo estadual permite 40%.
Leia o decreto na íntegra
Em relação aos mercados e supermercados, a determinação é que os estabelecimentos forneçam, obrigatoriamente, senhas de acesso aos clientes para que não se ultrapasse o limite de 30% de capacidade máxima.
“Aos sábados e domingos, fica vedado o atendimento presencial, facultado ao estabelecimento os serviços na modalidade delivery”, diz o texto.
Outras atividades como academias, salões de beleza, restaurantes e hotéis podem funcionar normalmente, até às 21h, desde que respeitem os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscara, e limite de 30% da capacidade.
Aulas presenciais
A prefeitura determinou a suspensão das aulas presenciais das redes municipal e estadual de ensino. Um plantão de dúvidas será montado na EMEF Professora Iracema de Souza Freitas, segundo o documento.
Praça em Lindoia (SP); cidade endureceu medidas da quarentena contra Covid-19
Andreia Pereira
VÍDEO: veja o que é destaque na região de Campinas
Initial plugin text
‘KIT COVID’ NÃO FUNCIONA×
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.