Daniela Gomes da Silva Araujo é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu maminha assada ao molho de cebola e agrião. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Daniela Gomes da Silva Araujo está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
Daniela Gomes da Silva Araujo, de 44 anos, de Jaguariúna, se classificou como uma das semifinalistas da quarta rodada do concurso Tá Combinado, apostando na receita de maminha assada ao molho de cebola e agrião, como sugestão de acompanhamento para o risoto de parmesão.
Ela é contadora, mas paralelamente ao exercício de sua profissão, se dedica à gastronomia. “Faço isso até para mostrar para as pessoas que dá para cozinhar bem em casa mesmo trabalhando fora”, diz.
Já fez diversos cursos e atualmente faz graduação pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), em Campinas. Dani tem também um perfil nas redes sociais onde compartilha receitas e dicas. “Quero passar a mensagem de que a cozinha pode ser descomplicada e que não precisa ser um peso”, enfatiza.
Aprendendo os primeiros preparos aos oito anos de idade, Dani cresceu vendo a mãe Maria Aparecida cuidar da comida com muito amor, principalmente quando havia alguma comemoração em família. Com a avó Maria José, ela pode cozinhar feijão de forma lúdica, ao mesmo tempo em que aprendia a ver as horas no relógio de ponteiro. “Ela me ensinou que o tempo é muito importante na cozinha”, ressalta.
Fatias húngaras, sarapatel e galinha caipira que a avó, que nasceu em Pernambuco, fazia, ficaram na memória da futura chef, assim como as massas, tortas e o creme de palmito que a mãe preparava para servir com canudo nos aniversários.
A cozinha quente é a área em que Dani mais se identifica. Os salgados também têm sua preferência em relação aos doces. Por isso mesmo que ela escolheu a maminha, uma receita que aprendeu com a sogra e que já prepara em casa. “Normalmente, faço com couve, mas, para o concurso quis um sabor mais acentuado e optei pelo agrião”, explica.
Com incentivo dos amigos do trabalho, que sabem que ela cozinha muito bem, decidiu se inscrever no Tá Combinado e sua primeira participação em concurso de culinária já foi bem sucedida.
Veja a receita:

Maminha assada ao molho de cebola e agrião
Ingredientes:
1 peça de maminha Friboi (descartar as gorduras)
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto
4 cebolas médias
1 pimenta dedo-de-moça picada, sem as sementes
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 maço de agrião (higienizado e seco)
Modo de preparo:
Em uma forma de alumínio, coloque a peça de maminha e tempere com sal a gosto. Distribua a margarina sobre a carne. Repita o processo dos dois lados da carne. Descasque as cebolas e corte-as em 4 pedaços. Acomode-as na forma, ao lado da carne. Cubra a forma com papel alumínio, lado espelhado para dentro e leve ao forno pré-aquecido a 200° de 50 a 60 minutos. Destampe a forma com cuidado para não se queimar com o vapor. Transfira o caldo que se formou e as cebolas para o liquidificador. Volte a forma destampada para o forno, para dourar a carne enquanto prepara o molho. Acrescente a farinha de trigo e a pimenta no liquidificador. Bata bem até triturar bem a pimenta. Coloque a mistura do liquidificador em uma panela antiaderente e leve ao fogo médio por 4 minutos apenas para cozinhar a farinha de trigo e engrossar um pouco. Teste o sal. Transfira para uma molheira.
Montagem:
Em um prato grande de servir, distribua o agrião. Retire a carne do forno, fatie-a e disponha no centro do prato, sobre o agrião. Regue um pouquinho do molho sobre a carne. Sirva quente e bom apetite!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text