Danilo Marcellus Silva Araújo é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu cubos de carne seca na manteiga com cebola caramelizada no bacon e confit de tomate grape. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Danilo Marcellus Silva Araújo está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O consultor comercial Danilo Marcellus Silva Araújo, de 44 anos, morador de Bonfim Paulista, apostou na receita de cubos de carne seca na manteiga com cebola caramelizada no bacon e confit de tomate grape e se classificou como semifinalista da quinta rodada do concurso Tá Combinado.
Sua proximidade com a gastronomia começou em 2001, quando ele se mudou de Franca, sua cidade natal, para Ribeirão Preto. Morando sozinho e ainda sem amigos na cidade, ele começou a cozinhar para se ocupar à noite. E foi se aperfeiçoando com o tempo. Chegou um momento em que os amigos começaram a sugerir que ele abrisse um bar ou restaurante para servir os seus preparos e o conselho foi seguido. “Tive um bar entre 2010 e 2016. Fui campeão do concurso do festival Comida di Buteco, em 2014, com a receita de um bolinho de massa de mandioquinha com carne seca recheado com pimentão vermelho e cebola marinada no whisky”, revela.
A inspiração vem também de sua avó materna Maria José, que preparava almoços deliciosos para a família. No cenário gastronômico brasileiro, ele admira o trabalho do chef Rodrigo Oliveira, que comanda o restaurante Mocotó, na capital paulista.
Hoje, Danilo diz que cozinha só por hobby, mas, no momento está fazendo um curso para trabalhar como personal chef e pretende se dedicar profissionalmente à atividade no futuro. As carnes bovinas, suínas e até os peixes são os ingredientes que ele mais gosta de preparar. “Eu faço uma fraldinha com cerveja preta e ervas na panela de pressão, que é muito boa”, exemplifica. É um prato que faz enorme sucesso entre a família e os amigos.
Os três filhos adoram ajudar o pai cozinheiro com os preparos culinários. Tudo dentro das possibilidades e condições de cada idade, claro! Quando não dá para participar, eles demonstram interesse e pedem para ver o que o pai está cozinhando.
Os temperos frescos que Danilo tem em casa não podem faltar em seus preparos. A experiência de mais de 20 anos no fogão faz com que ele saiba de cor as combinações que dão certo. Com uma bagagem de participação em concursos gastronômicos, é novamente com uma receita com carne seca que ele conquistou os jurados do Tá Combinado.
“Gosto da mistura de sabores e que haja uma surpresa para quem vai provar”, justifica.
Veja a receita:

Cubos de carne seca na manteiga com cebola caramelizada no bacon e confit de tomate grape
Ingredientes:
1 kg carne seca Friboi
300 g de tomate grape
3 colheres (sopa) de manteiga Italac
4 galhos de manjericão
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
1 colher (sopa) de semente de coentro
6 cebolas bolinha (aquela de fazer conserva)
500 ml azeite extravirgem
200 g de bacon Seara
Sal
Modo de Preparo:
Carne Seca
Coloque em água fria por 24 horas, trocando a água a cada 6 horas, mantendo na geladeira. Após esse período, escorra a água, coloque a carne na panela de pressão e inclua água até cobrir com 2 dedos acima. Cozinhe em fogo médio por 30 minutos após pegar pressão. Após o cozimento, corte em cubos de 2 cm. Aqueça uma frigideira grande, coloque a manteiga e assim que derreter coloque a carne e vire constantemente por cerca de 10 minutos, se possível sem usar colher, só saltando a frigideira.
Tomate e Cebola Confit
Corte os tomates cereja ao meio e as cebolas pirulito. Coloque-os em uma assadeira pequena, acrescente as pimentas em grãos, os ramos de manjericão, as sementes de coentro e cubra com o azeite. Coloque em forno a 65 graus por 30 minutos. Ao servir, tempere com uma pitada de sal.
Cebolas caramelizadas no bacon
Corte as pontas retas e tire as cascas externas das cebolas. Corte o bacon em tirinhas de cerca de meio centímetro e coloque tudo na frigideira. As cebolas devem estar com a base para baixo para iniciar, usando fogo baixo para não queimar e caramelizar bem. Depois de 3 minutos, mexa bem, virando o bacon e coloque a parte de cima em contato com a frigideira. Deixe por mais três minutos. Então, mexa constantemente para caramelizar por igual, enquanto o bacon fica crocante. São cerca de 12 minutos no total. Tempere.
Agora é só montar tudo no prato.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text