Defesa Civil alerta para frente fria e risco de tempestade na região de Campinas


Volume previsto de chuva em 72 horas é de 80mm. Órgão chama a atenção para possibilidade de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.
Previsão do tempo: calor pode provocar chuva nas regiões de Campinas e Piracicaba
A Defesa Civil divulgou um alerta para risco de tempestade na região de Campinas (SP) entre esta segunda-feira (29) e a quarta (31). O volume previsto de chuva acumulada em 72 horas é de 80mm, com momentos de chuva forte, raios e ventos.
A causa da mudança no tempo é a passagem de uma frente fria próxima ao Estado de São Paulo. Moradores de áreas mais vulneráveis devem ficar atentos. Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
Dia ensolarado em Campinas nesta segunda-feira (29)
Reprodção/EPTV
Os próximos dias também vão registrar temperaturas mais baixas pela manhã. O Centro de Meteorologia da Unicamp (Cepagri) informou que as chuvas podem ser localmente fortes.
“Pancadas de chuva são esperadas especialmente a partir do final da tarde [de terça], e podem ser seguidas de chuva mais persistente até a madrugada da quarta-feira”, informou o órgão.
“Não estão descartadas chuvas esparsas ao longo do dia. Com a mudança na direção dos vento, um ar mais frio começa a entrar na região, provocando queda nas temperaturas a partir da quinta-feira, principalmente nas temperaturas mínimas. Na quarta-feira, as temperaturas ficam entre 19 e 28ºC e na quinta-feira o dia deve amanhecer com temperaturas na casa dos 15ºC”, completou o Cepagri.
Neste fim de semana, a quantidade de raios que atingiram as regiões de Campinas e Piracicaba chamou a atenção. Só na metrópole, foram 496 registros, segundo levantamento da EPTV, afiliada da TV Globo. Veja alguns registros feitos por moradores da região no vídeo abaixo.
Moradores registram em vídeos incidência de raios nas regiões de Campinas e Piracicaba
VÍDEOS: Veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas