Eduardo Guastalli é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado

Marcio Alario Esteves
Marcio Alario Esteves


Ele sugeriu panceta perfeita ao molho de frutas vermelhas. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Eduardo Guastalli está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O estudante de marketing digital Eduardo Guastalli, de 32 anos, morador de Americana, se inscreveu com a receita de panceta perfeita ao molho de frutas vermelhas e se classificou como semifinalista da quinta rodada do concurso Tá Combinado.
Natural de Iacri, mas morando em Americana desde 2008, ele é descendente de italianos. Desde pequeno, via os avós cozinhando no sítio e foi com a avó Santa que ele aprendeu as primeiras receitas.
“Ela preparava tudo no fogão a lenha e eu ficava olhando. Quando vim morar sozinho em Americana, aos 19 anos, tive que cozinhar. Fazia churrasco para os amigos e no dia a dia caprichava no macarrão, como na versão carbonara”, revela.
Eduardo também já empreendeu na área. Foi dono de dois bares, sendo um deles mais focado em gastronomia. Ele não colocava a mão na massa na cozinha, mas estava sempre coordenando os preparos. Um dos pratos de destaque era a porchetta.
Atualmente, ele aproveita os finais de semana para fazer massas frescas para vender por encomenda. De sua cozinha saem ravioli, talharim, massa de lasanha e nhoque.
Assistindo aos jornais da EPTV, Eduardo soube do concurso Tá Combinado e por incentivo da esposa Fabiana, que também é uma cozinheira de mão cheia, fez sua inscrição apenas nesta última rodada e já no finalzinho do prazo. “Ela faz pratos mais sofisticados e eu os mais simples”, diz.
A pancetta é um prato que ele gosta muito e a ideia inicial foi fazer com um molho de goiabada, mas como viu que na quarta rodada já teve um prato com o ingrediente, decidiu mudar para frutas vermelhas. A combinação deu certo! “Para a panceta ficar crocante, é preciso ir para o forno primeiro e depois que para o óleo quente”, revela.
Veja a receita:

Panceta perfeita ao molho de frutas vermelhas
Ingredientes:
Para a panceta
300g de barriga de porco Seara
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Vinagre
3 dentes de alho
Limão siciliano
Para o molho de frutas vermelhas
300g de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo)
½ xícara (chá) de açúcar Guarani
3 cravos
2 ramos de tomilho fresco
200ml de água
1 dente de alho
Gengibre a gosto
Pimenta vermelha
Manteiga Itambé
Sal a gosto
Modo de preparo:
Da panceta
Assar em forno médio 160º -180º por uma hora. Após, fritar em óleo quente por aproximadamente 10 minutos, sempre virando para ficar uniforme.
Do molho de frutas vermelhas
Junte todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e cozinhe por mais ou menos 20 minutos.
Para montar o prato, corte a panceta em fatias finas, tire as raspas do limão siciliano e coloque sobre a pancetta e regue com o molho.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text