Eloísa Cristina Negrão é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu salmão grelhado com molho de iogurte. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Eloísa Cristina Negrão está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A professora Eloísa Cristina Negrão, de 51 anos, de Ribeirão Preto, conquistou uma vaga na semifinal da quarta rodada do concurso Tá Combinado com a receita de salmão grelhado com molho de iogurte.
Nascida em Pontal, mas morando em Ribeirão há 14 anos, ela conta que sua inspiração para preparar pratos saborosos vem de sua mãe, Santa, que sempre gostou muito de cozinhar. Uma lembrança que ela mantém da infância é que a mãe colocava uma latinha para a filha sentar ao lado do fogão a lenha enquanto preparava as refeições. “Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia. Somos em oito irmãos e todos nós cozinhamos, tanto os homens como as mulheres”, diz.
O rocambole de arroz e os bolos diferentes que levavam o leite consensado feito em casa são inesquecíveis. Das receitas que Eloísa aprendeu com a matriarca, as massas são as que ela mais gosta de reproduzir.
Eloísa adora preparar alimentos para a família e para os amigos. Já adulta, começou a ajudar sua mãe na cozinha e acabou roubando o lugar dela. Ela até fez um curso de aspirante à chef e depois disso começou a fazer bolos por encomenda, apesar de também gostar de preparar receitas salgadas.
“Sou muito apaixonada pela confeitaria, pois ela dá espaço para fazer coisas bonitas e diferentes”, justifica. Dos sabores de bolo que ela faz, as versões de quatro leites com abacaxi ou com frutas vermelhas e o de ganache com damasco e castanha-do-Pará fazem o maior sucesso.
Para o concurso Tá Combinado, preferiu apostar no salmão, que ela sabe que combina bem com o risoto. Aproveitando o Dia das Mães, preparou os dois pratos para servir de almoço e o sucesso foi garantido.
Veja a receita:

Salmão grelhado com molho de iogurte
Ingredientes:
Para o salmão
2 a 3 postas ou lombo de salmão
Azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal
Pimenta-do-reino branca moída na hora
Tomatinho cereja assado e salsinha picada para decorar
Para o molho de iogurte
1 iogurte natural (pode ser o desnatado)
Sumo de ½ limão
Sal
Pimenta-do-reino branca moída na hora
Modo de preparo:
Do salmão
Tempere o salmão com o sal e a pimenta. Pegue uma assadeira (pode ser a de grelhar), coloque no fogo e deixe esquentar. Regue com um pouco de azeite, coloque o salmão e deixe grelhar dos dois lados. Quando estiver grelhado, coloque uma colher de manteiga na frigideira e reserve.
Do molho de iogurte
Em um bowl, misture o iogurte com o sumo do limão, tempere com sal e pimenta e misture bem. Coloque o molho em um prato, coloque o salmão em cima do molho, regue o salmão com o caldo da frigideira que formou e decore com os tomatinhos e a salsinha.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text