Estado prevê mais cinco unidades do Poupatempo na região de Campinas; veja serviços


Governo diz que novas estruturas serão instaladas em Amparo (SP), Artur Nogueira (SP), Jaguariúna (SP), Monte Mor (SP) e Paulínia (SP), por meio de parcerias com prefeituras. Imagem aérea da cidade de Jaguariúna
Ivair Oliveira/Prefeitura de Jaguariúna
Amparo (SP), Artur Nogueira (SP), Jaguariúna (SP), Monte Mor (SP) e Paulínia (SP) terão unidades do Poupatempo, segundo o estado. Em nota divulgada nesta segunda-feira (7), o governo diz que as estruturas devem ser viabilizadas por meio de parcerias com as prefeituras até o fim deste ano, mas as datas para início de funcionamento são incertas. Veja abaixo serviços previstos.
Em maio, o estado anunciou unidades para Mogi Mirim (SP) e Valinhos (SP). De acordo com a assessoria do Poupatempo, “cabe ao município a escolha dos locais, adequação dos imóveis e definição quanto à incorporação dos serviços municipais”. Além disso, ela destaca que a estimativa é de um prazo de pelo cinco meses entre assinatura do convênio e abertura da estrutura ao público.
As unidades previstas na região do estado integram um pacote anunciado em 2020 pelo governo.
Serviços possíveis
O formato do Poupatempo é por meio do sistema balcão único, com atendentes multitarefa, que inclui serviços municipais. “Entre os serviços oferecidos, além do Detran-SP, estão o Instituto de Identificação (IIRGD) e taxas cobradas pelas prefeituras, facilitando ainda mais a vida do munícipe, que precisa se deslocar menos para cumprir com suas obrigações”, diz nota da assessoria do estado.
Atualmente, 85% dos atendimentos são por plataformas digitais. Entre os serviços mais procurados estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do atestado de antecedentes criminais e consulta de IPVA.
Mais informações estão disponíveis no site do Poupatempo.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.