Fato ou Fake: TG esclarece possível 'parto' de arraia em praia de Saquarema (RJ)


Produtor de vídeos filmou o animal saltando no fim de maio; protuberância avermelhada dividiu opiniões na internet. Confira o flagrante da arraia-pintada em praia de Saquarema (RJ)
As arraias estão em alta na internet. No começo de abril o TG desvendou um vídeo misterioso de um suposto flagrante de uma manta-gigante em Búzios (RJ).
Dois meses depois é hora de saber o que aconteceu com uma arraia-chita, também conhecida como raia-pintada (Aetobatus narinari), que foi filmada no final de maio pulando no mar de Saquarema (RJ) com algo “estranho” saindo do corpo.
Apesar do ‘filmaker’ Renan Vignoli, que é autor do vídeo, já ter presenciado diversos saltos desses animais pelas praias da cidade carioca enquanto filmava os surfistas, nunca tinha conseguido registrar a ação.
Especialistas explicam o que é essa protuberância avermelhada “saindo” da raia-pintada.
Renan Vignoli
“Eu pensava: será que um dia eu vou estar filmando uma onda e ela vai vir e pular na frente? Depois de muito tempo finalmente no dia 29 do mês passado eu estava trabalhando na praia de Jaconé quando vi a raia saltar. Por intuição, mesmo depois do salto já ter acontecido, comecei a filmar o mar e do nada consegui ter a sorte e a sensibilidade de registrar ela dando mais três saltos, o que nunca acontece. Foi incrível”, conta Vignoli.
Segundo ele, foi possível notar que havia algo diferente na parte de baixo do corpo do animal. Quando compartilhou o vídeo em uma rede social algumas pessoas comentaram que a raiva estava parindo e outras que ela havia sido mordida por algum predador. “Foi somente depois que conversei com biólogos e especialistas que soube que não era nada disso”.
Mas então o que é essa protuberância avermelhada que é possível ver no vídeo saindo da arraia? “Pela vermelhidão característica de uma estrutura interna, para mim parece que o que aconteceu foi uma protrusão intestinal, que é uma inversão do intestino que acontece quando há algo incomodando o animal”, explica o biólogo marinho Alex Ribeiro, que é coordenador do Aquário de Santos e possui experiência com as arraias. Ele acredita que a arraia filmada por Renan seja uma fêmea.
A raia-pintada também é conhecida como popularmente conhecida como narinari, papagaio, raia-leopardo, ratão-pintado, arraia-chita.
Virgílio Kbça
Ainda de acordo com especialista, depois que as raias realizam essa protrusão para expelir algo como parasitas internos ou protozoários, por exemplo, elas recolhem a parte do órgão vital e seguem a vida normalmente. “Essa ação já foi vista em diversas partes do mundo por alguns mergulhadores, não só em raias como também em alguns tubarões”, complementa o especialista.
Uma cena assim já foi vista pelo mergulhador brasileiro Guilherme Kodja, que é especialista em mantas e lidera o projeto “Mobulas do Brasil”. “Consegui presenciar isso acontecendo uma vez e no caso desse vídeo também acredito que a protuberância que vemos não se trata de um filhote e sim protrusão. É algo comum principalmente nas espécies de coluna d’água, como a raia-chita, que é conhecida por saltar muito, ter ferrão e poder atingir quase três metros de envergadura”, finaliza.