Felipe Montagnana Antunes é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu hambúrguer fit de atum com molho de casca de abacaxi e gengibre. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Felipe Montagnana Antunes está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O bancário Felipe Montagnana Antunes, de 36 anos, de Mogi Mirim, preparou um hambúrguer fit de atum com molho de casca de abacaxi e gengibre para acompanhar o prato principal da semana, que era o suflê de couve-flor, e conseguiu se classificar como semifinalista da quinta rodada do concurso Tá Combinado.
Ele conta que sempre gostou de cozinhar e principalmente de inventar combinações e receitas. Curioso, ele pesquisa com frequência, testa novas receitas e até montou um canal de gastronomia no Youtube.
“O que eu mais gosto de preparar são pratos da cozinha internacional e as massas são minha especialidade. O trivial não é comigo”, afirma.
De família com descendência italiana, preparar massas é uma tradição. Foi com a mãe que ele aprendeu muita coisa, como o macarrão de massa fresca. Ao longo dos anos, ele buscou se aprimorar. Entre os amigos, o molho pesto é o maior sucesso.
Em suas viagens (ele é mochileiro), conhecer pratos típicos e ingredientes locais está no topo do roteiro e em seu apartamento, que ganhou o apelido de “apê do Fê”, antes da pandemia ele fazia muitos jantares para receber os amigos. “Isso me possibilitou testar novos ingredientes e ficar mais hábil na cozinha”, diz.
Para o Tá Combinado, ele optou pelo hambúrguer de atum. “O atum é muito subestimado na culinária, mas ganhou notoriedade com o pessoal fitness por ter poucas calorias e por ser nutritivo. Eu o considero um ingrediente curinga nas refeições. Resolvi criar esse prato para mostrar que o consumo dele não precisa ficar restrito ao patê”, justifica.
Como Felipe é a favor da utilização integral dos ingredientes, criou o molho de casca de abacaxi e gengibre com o objetivo de levar frescor à receita e reforçar a importância de aproveitar todas as partes dos alimentos.
Ele, que já participou de competições de gastronomia, segue otimista de que sua aposta vai continuar dando certo.
Veja a receita:

Hambúrguer fit de atum com molho de casca de abacaxi e gengibre
Ingredientes:
½ xícara de farelo de Aveia Nestlé
2 colheres (sopa) de creme de leite Italac
1 lata de atum Coqueiro ao óleo
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
½ xícara de cebola bem picada
1 xícara de casca de abacaxi lavada e picada
1 ½ xícara de água
1 colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara de farinha de trigo
Modo de Preparo:
Misture em uma tigela o farelo de aveia, o atum, a cebola, o creme de leite, a salsinha e o sal. Mexa bem e faça hamburgueres com a palma das mãos. Passe-os na farinha de trigo para empaná-los e leve-os ao forno já quente por cerca de 20 minutos (se você tiver a função grill do forno use-a para assá-los). Enquanto isso, bata as cascas de abacaxi com a água, coe e leve ao fogo com a manteiga e o gengibre. Vá mexendo até obter um molho espesso. Sirva quente.
Rende 2 porções.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text