Guarda Municipal dispersa cerca de 60 pessoas em frente a bares próximos de universidade em Campinas


Aglomeração ocorreu na noite desta quinta-feira (3). Grupo estava consumindo bebidas do lado de fora dos estabelecimentos, que não foram autuados pela prefeitura. Guarda Municipal de Campinas dispersa aglomeração na região da PUC-Campinas
A Guarda Municipal dispersou um grupo com cerca de 60 pessoas na noite desta quinta-feira (3) próximo ao campus 1 da PUC-Campinas, no bairro Parque das universidades. A aglomeração ocorreu em frente a bares e com consumo de bebida.
Apesar disso, a corporação informou que os estabelecimentos não foram autuados. Disse, apenas, que as pessoas estavam na rua, por volta das 21h, e não dentro dos comércios. A maioria dos jovens não usava máscara e ninguém foi detido. A fiscalização contou com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec).
Aglomerações estão proibidas na quarentena por conta do aumento na chance de transmitir a Covid-19. Desde o início da pandemia do coronavírus, a metrópole registrou 3.358 mortes e 102,5 mil casos de moradores infectados.
Guarda Municipal dispersou aglomeração de jovens em rua de Campinas
Guarda Municipal/Divulgação
Regras em vigor na metrópole
Pelo decreto da fase de transição do Plano São Paulo em Campinas, bares não podem funcionar, mas há locais com licença para operar também como restaurantes, e isso os qualifica para permanecerem abertos até as 21h. A venda de bebidas alcoólicas, no entanto, só pode ser feita até as 20h.
Serviços de alimentação, como restaurantes e congêneres (exceto bares), podem funcionar com prioridade para serviços de entrega, rigoroso controle de distanciamento interpessoal e de aglomeração nas entradas dos estabelecimentos, devendo encerrar o funcionamento presencial às 21h.
O G1 questionou a prefeitura sobre a venda de bebidas e as licenças dos estabelecimentos não autuados. A administração municipal informou que “os bares já estavam fechados” e que as pessoas compraram antes do fechamento. Disse também que o público “se utiliza do serviço de delivery de bebidas para manter o abastecimento”.
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas