Higienização de ônibus do transporte público de Campinas é feita como em hospitais, diz Transurc; veja como funciona


De acordo com a empresa, veículos das 186 linhas da cidade são nebulizados diariamente. Veja como é feita a limpeza de ônibus do transporte público de Campinas
Veja como é feita a limpeza de ônibus do transporte público de Campinas
Uma demonstração do processo de limpeza dos ônibus aconteceu no Terminal Central de ônibus em Campinas (SP) na manhã desta quarta-feira (6). De acordo com a Transurc, o procedimento é semelhante à limpeza de hospitais e ocorre diariamente em todos os veículos das linhas da cidade para garantir maior segurança aos passageiros. os passageiros.
A higienização é realizada pelo equipamento chamado de nebulizador atomizador de ar frio, carregado com desinfetante à base de cloreto de benzalcônio. O equipamento também é utilizado para limpeza de ambientes hospitalares.
Segundo informações da Transurc, as micropartículas expelidas pelo aparelho criam uma camada protetora nas superfícies por até quatro dias. O composto foi testado em laboratórios da Unicamp e é aprovado pela Anvisa.
O produto é aplicado nos bancos, vidros e janelas, chão, teto e nas barras de apoio dos veículos.
Campinas conta atualmente com:
186 linhas de ônibus;
814 veículos;
254 mil passageiros diariamente.
Grande número de passageiros entra em ônibus em Campinas durante a pandemia.
Reprodução/EPTV
Aglomeração
Apesar de elogiarem a medida de desinfecção, usuários do transporte público se queixaram das constantes aglomerações nos veículos, contrariando as recomendações de distanciamento social.
“Limpeza também é uma ótima, uma boa, mas a aglomeração continua. Eu moro na região do Campo Grande e eu tomo todos os dias o 212. Ontem mesmo eu fui embora do trabalho e estava lotado. Igual uma sardinha na lata, igualzinho. Então fica difícil”, disse uma moradora.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável por administrar o trânsito na cidade, afirmou que monitora a situação do transporte coletivo da cidade diariamente e que, de janeiro a março de 2021, fez alterações nos horários de 95 das 186 linhas de ônibus para melhorar o serviço prestado.
PLAYLIST: Veja destaques de Campinas e região
d

1xVelocidade de reprodução0.5xNormal1.2×1.5x2x

Veja mais notícias da região em G1 Campinas.