Inscrições para Olimpíada de Matemática da Unicamp terminam nesta sexta-feira


Competição será totalmente online e estudantes de Ensino Fundamental e Médio podem concorrer aos prêmios. Uma das entradas do campus da Unicamp em Campinas
Antoninho Perri / Unicamp
A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) encerra as inscrições nesta sexta-feira (9). Pelo segundo ano consecutivo, a disputa será totalmente online. Está é a 37ª edição do evento.
Podem participar estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental no nível alfa e do Ensino Médio no nível beta. As equipes podem ser tanto da rede pública quanto privada, no regime de ensino regular, profissionalizante, supletivo ou Educação de Jovens Adultos (EJA).
A olimpíada é disputada por equipes formadas por um grupo de alunos e um professor responsável. Cada time deve ser formada por estudantes da mesma escola e nível, e o aluno pode participar apenas de um grupo. Já os professores podem inscrever quantas equipes quiserem, podendo se responsabilizar por equipes de escolas de que não trabalha também.
A OMU acontece em três fases, cada uma com uma semana de duração. As provas são dissertativas e manuscritas. Elas serão digitalizadas e enviadas via sistema próprio da olimpíada. Confira o calendário das avaliações:
1ª Fase: De 00h01 do dia 19 de abril até às 23h59 do dia 25 de abril;
2ª Fase: De 00h01 do dia 7 de junho até às 23h59 do dia 13 de junho;
3ª Fase: De 00h01 do dia 9 de agosto até às 23h59 do dia 15 de agosto.
As inscrições também são feitas através do site da OMU. Alunos, professores e funcionários podem inscrever suas equipes. A taxa é R$ 45 para equipes de escola pública e R$ 135 para equipes de escolas particulares.
A OMU estabelece uma quantidade mínima de equipes que serão premiadas em cada um dos níveis. Confira:
4 equipes – Medalhas de ouro
8 equipes – Medalhas de prata
12 equipes – Medalhas de bronze
Outros times ainda podem receber o certificado de Menção Honrosa. Equipes que se destacarem na redação também podem receber medalhas, que serão enviadas pelo correio. Professores de escolas públicas não-seletivas também serão premiados. Os certificados serão emitidos online, assim como a realização da cerimônia de premiação.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.