Juliana Cristina Cornegian é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu filé mignon suíno com creme de goiaba. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Juliana Cristina Cornegian está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
Juliana Cristina Cornegian, de 43 anos, de Campinas, foi classificada para a semifinal da quarta rodada do concurso Tá Combinado com a receita de filé mignon suíno com creme de goiaba.
Ela, que é gerente administrativa e trabalha na área da saúde há 23 anos, revela que sua proximidade com a gastronomia se deu literalmente pela necessidade. Ela mudou-se de Araras para Campinas com 16 anos e teve que se virar para se alimentar, pois não tinha dinheiro suficiente para almoçar e jantar fora todos os dias. A saída foi aprender a cozinhar.
“Meu pai foi padeiro e gostava muito de fazer massas. Então, acho que o dom para cozinhar veio dele”, comenta.
Na época, não havia internet para pesquisar sobre os preparos, então ela perguntava para a porteira do prédio onde morava e ficava de ouvido ligado quando tinha alguém por perto comentando sobre uma receita. “Eu sou uma pessoa muito curiosa. Se eu não sei, vou procurar e de alguma maneira vou saber me virar”, diz. Assim, ela foi desbravando um mundo novo e se identificando.
Hoje, o prato que ela mais gosta de fazer na cozinha é uma releitura de Romeu e Julieta, ou seja, queijo com goiabada. Ela prepara risoto de queijo com creme de goiaba. Quando viu que o risoto de parmesão era o 4º prato do Tá Combinado, já viu a oportunidade de replicar seu preparo de grande sucesso em casa e optou pelo filé mignon suíno. Então, aproveitou o fim de semana para se inscrever no concurso.
Juliana faz comida todos os dias e os seus preparos são levados por ela e pelo marido para almoçarem no trabalho. Arroz e feijão nem sempre entram no cardápio. Ela gosta de pratos diferentes e é adepta do aproveitamento total dos alimentos. “Estou sempre criando coisas novas”, diz.
Ela sempre repete para o marido, para a filha e para os amigos que cozinhar é um ato de amor. “Quando a gente cozinha para alguém, está desejando todo o amor e carinho que sente por ela”, completa.
Veja a receita:

Filé mignon suíno com creme de goiaba
Ingredientes:
800g de filé mignon suíno
200g de goiabada
1cx de creme de leite Nestlé
1 cálice de vinho tinto seco
½ copo de água
Azeite, manteiga, sal e pimenta.
Modo de preparo:
Corte o filé em formato de medalhão, tempere com sal e pimenta e reserve. Corte a goiabada em cubos, coloque na panela junto com o vinho tinto e a água em fogo baixo e vá mexendo até incorporar com o restante dos ingredientes. Reserve. Em uma frigideira, coloque azeite e manteiga e deixe esquentar. Então, coloque os filés e sele os dois lados até que fiquem bem douradinhos. Reserve. Para finalizar o creme, pegue os ingredientes que estavam reservados e junte com o creme de leite, deixe apurar e, em seguida, misture com o filé que está na frigideira.
Deixe incorporar o creme junto ao filé e sirva.
Rendimento: serve 4 pessoas.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text