Juliana Kátia da Silva Gimenes é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu galeto desossado recheado com cogumelos e alho-poró, legumes e farofa cítrica de limão. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. : Juliana Kátia da Silva Gimenes está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A professora Juliana Kátia da Silva Gimenes, de 48 anos, de Ribeirão Preto, é uma das semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado. Ela se classificou com a receita de galeto desossado recheado com mix de cogumelos e alho-poró, legumes assados e farofa cítrica de limão siciliano como sugestão para combinar com o suflê de couve-flor, que era o prato principal desta última etapa.
Desde criança, ela se identifica com a gastronomia e recorda-se que a mãe ficava brava com ela nas tentativas de fazer bolos que não davam certo. Mais tarde, Juliana começou a fazer os bolos de aniversário da família e com incentivo passou a fazer uma torta salgada para vender na época em que trabalhava no Hospital das Clínicas. “Em 2017, resolvi sair do trabalho, pedi exoneração e passei a trabalhar com comida”, relata. Hoje ela faz marmitas fit, ceias, bolos, salgados e docinhos e ainda encontra tempo para atuar como professora no Ensino Médio e de cuidar dos três filhos.
Como ela gosta de estudar, se matriculou no curso do Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e também passou a participar de concursos. Quando soube do Tá Combinado, o interesse foi imediato. Nas etapas anteriores, não teve tempo de fazer sua inscrição, mas nesta última rodada deu certo com a receita do galeto. “Eu já fiz uma receita parecida com codorna. Mas, desta vez, achei um galeto e pensei em algo mais que combinasse. Como faço muito os legumes assados com ervas e especiarias nas minhas marmitas e tem que ter algo crocante, inventei esta composição.”, diz.
Ela defende que o tempero da comida precisa de uma atenção especial. “Para mim, o tempero tem que ser sal, azeite, cebola, alho e especiarias como açafrão, páprica e cominho. Gosto principalmente das ervas frescas, como tomilho e alecrim, que estão sempre presentes em meus preparos”, afirma.
Ah, e quem acha que o talento culinário de Juliana se resume aos pratos salgados, se engana! Apesar de não comer, ela também arrasa nos doces, mas como a demanda pelos salgados é maior, eles são os mais frequentes em sua cozinha.
Veja a receita:

Galeto desossado recheado com mix de cogumelos e alho-poró, legumes assados e farofa cítrica de limão siciliano
Ingredientes:
Para o marinar o galeto
1 Galeto Seara
Gengibre em pó a gosto
Cominho a gosto
2 laranjas
150ml de vinho branco
Ervas frescas (tomilho e alecrim) a gosto
50ml de vinagre branco
1 dente de alho
½ cebola em rodelas
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Para o recheio
200g de cogumelos cortados em cubos. (Shimeji, Portobello ou Paris)
1 alho-poró em rodelas
Sal a gosto
Ervas frescas (tomilho)
100g de manteiga
½ cebola brunoise
1 dente de alho picadinho
Para os legumes assados
50g de ervilhas tortas
1 cenoura
1 abobrinha
1 rama de tomatinhos
5 chalotes cortadas em gomos
Ervas frescas a gosto.
Para a farofa cítrica
200g de farofa de mandioca em flocos
50g de castanha-do-Pará cortadas grosseiramente
Raspas de 1 limão siciliano
Alho a gosto.
Cebola a gosto
100g de manteiga
Modo de Preparo:
Da marinada
Desosse somente a carcaça, deixando as asas e coxas do galeto. Tempere com sal a gosto. Adicione o vinho, o vinagre, as ervas, o cominho o gengibre em pó. Corte o alho em rodelas e a cebola e adicione-os. Deixe marinar por 12 horas.
Do recheio
Aqueça a manteiga em uma frigideira, coloque a cebola e o alho e refogue. Acrescente os cogumelos e o alho-poró. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Montagem:
Do Galeto
Preencha o galeto com os cogumelos refogados, amarre as pernas e asas com barbante e asse por 40min forno em forno a 200°C.
Dos legumes assados
Corte os legumes em formas variadas, tempere com sal, azeite e ervas. Asse a 180°C por 30 minutos.
Da farofa cítrica
Aqueça a manteiga em uma frigideira, adicione a cebola e o alho e refogue. Adicione o alho-poró e as raspas de limão siciliano. Tempere com sal a gosto.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text