Lobo-guará 'bate' à porta de casa em Prados (MG); Veja vídeo


Animal invadiu um quintal na cidade e surpreendeu moradores; Corpo de Bombeiros e a Polícia foram acionados, mas o lobo acabou indo embora sozinho. Lobo-guará ‘bate’ à porta de casa em Prados (MG)
Imagina abrir uma porta e dar de cara com o maior canídeo da América do Sul? Foi exatamente isso que aconteceu com o construtor civil Frederico Santos, de 23 anos, na cidade mineira de Prados no início de maio.
O jovem conta que começou a escutar gritos da casa ao lado por volta das 17 horas, assim que chegou do serviço. “A vizinha estava desesperada pedindo ajuda. Ela disse que tinha um lobo-guará no quintal e na hora eu nem acreditei. Fui até lá e brinquei com ela falando que se nem na serra ele estava aparecendo, imagina no meio da cidade”.
O vídeo, no entanto, prova que era verdade. O único lobo do Brasil estava logo ali exibindo seu corpo esguio que lhe confere o título de canídeo mais alto do mundo (machos podem alcançar os 70 centímetros). “Era meu sonho ver um, fiquei muito empolgado e emocionado, não conseguia acreditar, mas confesso que também senti medo. Outros vizinhos chegaram e nós tentamos ajudar e ligamos para os Bombeiros e para a Polícia. Ninguém sabia muito o que fazer”.
O lobo-guará chegou a subir no telhado.
Samuel Oliveira/Terra da Gente
Apesar do lobo ser inofensivo e conhecido pelo seu comportamento dócil, ficar a poucos metros do animal não é um desafio fácil de ser encarado. O estudante de engenharia Samuel Oliveira, 23, foi outro vizinho que acompanhou a saga do bicho.
“Ele era enorme, fiquei simplesmente extasiado quando vi de perto. Também senti dó, porque ele estava muito assustado. Fez xixi e cocô e começou a tentar escapar de todo jeito. Nisso ele pulou para o telhado quando um cachorro começou a latir e logo alcançou um terreno baldio”, explica.
Antes mesmo das autoridades chegarem, o lobo-guará seguiu na direção de um córrego e depois disso nunca mais foi visto pelos moradores. “Ficou somente um cheiro muito muito forte na casa por conta das fezes e da urina e a gente acredita e torce para que ele tenha voltado à noite e encontrado o caminho até a serra que fica a uns 400 metros, porque o córrego onde ele entrou não tem saída”, contou Oliveira.
Lobo-guará é capturado dentro de casa na zona rural de Andradas, MG
Conheça algumas curiosidades sobre o lobo-guará, animal que estampará a nota de R$200
Gabriela Brumatti/TG
O biólogo especialista em canídeos Rogério Cunha de Paula concorda e afirma que muito provavelmente foi isso que aconteceu. O lobo-guará se alojou em algum lugar para se proteger e não ser visto, e quando escureceu acabou conseguindo se deslocar melhor e encontrou seu caminho de volta. Além disso, ele explica o cheiro forte: “É um comportamento bem comum, o animal junto com as fezes e principalmente com a urina acaba excretando feromônios para marcar o território e dependendo da superfície aquele cheiro forte pode durar muitos dias”.
Infelizmente a aparição de lobos-guarás nas cidades tem se tornado muito comum. A espécie tida como ‘Vulnerável’ na lista de animais brasileiros ameaçados de extinção e considerada ‘Quase Ameaçado’ a nível mundial, desde 1996, sofre principalmente com a degradação dos ambientes naturais, que obriga a migração para áreas mais próximas ao homem. Estima-se que existam apenas 24 mil lobos no Brasil.
Biólogo relata emoção ao presenciar estratégia de caça do lobo-guará
Dança da predação: Lobo-guará é flagrado saltando durante caça em Aruanã (GO)