Luiz Gustavo de Campos Barbosa é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu omelete enrolada de espinafre com ricota ao creme de queijo. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Luiz Gustavo de Campos Barbosa, o Guto, está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O autônomo Luiz Gustavo de Campos Barbosa, de 49 anos, de São Carlos, sugeriu uma omelete enrolada de espinafre com ricota ao creme de queijo e conseguiu se classificar como um dos semifinalistas da quarta rodada do concurso Tá Combinado.
De família de descendência italiana, ele ama cozinhar desde criança tendo a influência da avó, da mãe e da tia. Conta com orgulho que aos seis anos de idade já fritava ovo e sempre fez comida, mas de uns anos para cá vem se especializando. Já fez dois cursos de culinária e tem a certeza de que quer se dedicar à alta gastronomia daqui pra frente.
Quando tinha 40 anos, bateu o cansaço de pegar estrada o tempo todo para trabalhar como vendedor e decidiu que iria fazer algo que gostava muito. Não teve dúvidas de que seria na gastronomia.
O primeiro passo foi ser dono de um hostel em sua cidade, onde mostrava o seu talento culinário para os hóspedes. Fazia até porco no rolete. “Eu sou um cozinheiro que precisa de receitas, nas também já elaborei várias e quem degustou, aprovou”, diz.
Essa omelete foi uma invenção que leva sua assinatura. Guto, como é chamado, tem muitos livros de receitas que foram da avó Nair e da mãe Júlia, ambas já falecidas, e hoje faz as conversões das medidas em xícaras para peso e também aprimora as receitas.
“Acho que elas devem estar me olhando lá de cima e me abraçando, orgulhosas”, afirma.
Sua facilidade de atuar na cozinha vem passando para as novas gerações. Seus dois filhos, que já estão na faculdade, aprenderam muita coisa com ele e se viram bem no preparo de bons pratos. A esposa Maria Carolina, também tem a opção de ficar responsável só pela louça. “Aqui em casa sou eu que comando a cozinha”, diz Guto, que adora preparar pratos que fazem todos comer com os olhos.
Veja a receita:

Omelete Enrolada de Espinafre com Ricota ao Creme de Queijo
Ingredientes da omelete:
5 ovos
100g de ricota
3g de sal
25g de fundo claro ou água ou creme de leite
13g de manteiga Itambé
Pimenta-do-reino branca a gosto
Modo de Preparo:
Misture os ovos, líquido, sal e pimenta em uma omeleteira ou frigideira pequena. Adicione a manteiga e deixe esquentar. Adicione uma pequena porção do líquido na frigideira de forma que fique com boa apresentação. Amasse a ricota até ela ficar bem esfarelada. Enrole a omelete, recheando com ricota. Acondicione no prato a ser servido e reserve.
Ingredientes do Creme de Queijo:
600ml de água
20g de caldo de galinha em forma de caldo
25g de amido de milho
100ml de leite
2 gemas
200g de queijo prato
20g de creme de leite Itambé
Modo de Preparo:
Junte o caldo de galinha com a água. Dissolva o amido de milho no leite e mexa bem. Em seguida, adicione o caldo de galinha e a água mexendo sempre. Quando engrossar, diminua o fogo, adicione o queijo e continue mexendo até encorpar em forma de creme médio grosso. Desligue o fogo, adicione o creme de leite mexendo bastante até encorpar. Regue o creme sobre a omelete enfeitando o prato. Sirva a seguir.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text