Mariana Pedroso é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu folhado de salmão com molho champignon e farofa crocante. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Mariana Pedroso está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A servidora pública Mariana Pedroso, de 44 anos, de Campinas, se classificou como uma das semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado com sua receita de folhado de salmão com molho champignon e farofa crocante.
Ela tem formação na área de Recursos Humanos, mas no momento está estudando gastronomia. Ela escolheu o curso de Cozinheiro Profissional Internacional no Instituto Mix. Mas a paixão pela gastronomia vem da adolescência, quando fazia doces para vender para complementar a renda. “Em meados de 2016, comecei a trabalhar com brigadeiro gourmet e participava de feiras e eventos e também fiz ovos de Páscoa”, revela.
Foi nessa época que ela também começou a fazer cursos livres na área de Gastronomia, mais precisamente de cozinhas quente e fria. No ano passado, com a pandemia, ela decidiu se arriscar e fazer alguns pratos sazonais para vender. Ela começou com caldos e sopas no inverno e depois ampliou o cardápio para pratos congelados. Como trabalha fora, aproveita as horas vagas e os finais de semana para se dedicar à atividade que ajuda a complementar a renda familiar.
“Gosto muito da culinária afetiva. Então, faço pratos italianos, como lasanha e canelone e também panquecas. Além deles, os clientes pedem muito quibe de forno, medalhão de filé com molho madeira ou suíno com molho de mostarda”, exemplifica.
Mariana faz as vendas em grupos de aplicativo de mensagem e pelas redes sociais. Os doces não ficaram no esquecimento. São feitos mediante encomendas. Ela conta com a ajuda do marido Neto, que também gosta muito de cozinhar. “Estudamos, assistimos a alguns programas de gastronomia, pesquisamos e criamos preparos juntos. É o nosso hobby”, diz.
Essa prato inscrito no Tá Combinado foi uma criação do casal inspirado no bife Wellington. A ideia foi substituir a carne bovina pelo salmão. Pesquisando, Mariana encontrou uma receita similar, mas que usava espinafre. “Eu já tenho um recheio de panqueca feito com brócolis que os clientes elogiam bastante. Então, criamos esse creme para acompanhar o salmão, fizemos o molho de cogumelos com vinho branco, uma receita da minha mãe, e também fizemos o suflê para ver se combinava. Ficou uma delícia”, afirma.
Para ela, a culinária está ligada ao lado afetivo, o que faz com que ela se lembre da avó paterna Nair, que cozinhava maravilhosamente bem, e a mãe Tercília, que também arrasa nos preparos, mas hoje em dia passa a vez para a filha. De sua infância, ela carrega sensações, cheiros e sabores inesquecíveis.
“Cozinhar é um ato de amor. É maravilhoso receber familiares e amigos ao redor da mesa”, completa ela, que participa pela primeira vez de um concurso.
Veja a receita:

Folhado de salmão com molho champignon e farofa crocante
Ingredientes:
Para o folhado de salmão
Salmão em postas sem pele
Brócolis Seara cozidos no vapor
Ricota
Requeijão Nestlé
Massa folhada
Sal
Pimenta-do-reino
Alho
Azeite
Tomilho
Para o molho
Vinho branco seco
Caldo caseiro de frango
Creme de leite Italac
Champignon
Manteiga Itambé
Farinha de trigo
Cebola
Sal
Pimenta-do-reino
Para a farofa
Pão de forma sem casca
Bacon em fatias Seara Gourmet
Amêndoas laminadas
Manteiga Itambé
Cebola
Sal
Pimenta-do-reino
Cebolinha
Modo de preparo:
Folhado de Salmão
Desmanche a ricota e misture com os brócolis refogados no azeite com alho. Tempere com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Acrescente requeijão até ficar um creme. Estruture as postas de salmão sem pele, temperadas com sal e pimenta-do-reino, cobertas com creme de brócolis e envoltas em massa folhada pincelada com gema de ovo. Asse em forno médio por 40 minutos.
Molho
Refogue a cebola na manteiga, acrescente o trigo até dissolver bem e, em seguida, acrescente o vinho branco e, adicionando caldo caseiro, deixe cozinhar até o ponto desejado da textura do molho. Acrescente o champignon, o creme de leite e tempere com sal e pimenta a gosto.
Farofa
Doure na frigideira as amêndoas e triture as fatias de pão. Corte as fatias de bacon em tiras fininhas e leve à frigideira com um pouco de manteiga, retire o bacon e deixe a gordura. Acrescente a cebola picada para refogar, o pão triturado e mais uma colher de sopa de manteiga. Mexa até ficar dourado. Acrescente o bacon frito, as amêndoas tostadas, tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente a cebolinha picada. Inclua folhinhas de agrião baby para acompanhar.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text