Material odontológico é descartado irregularmente em terreno de Campinas


Lixo foi abandonado por uma empresa em um terreno da cidade. Entre os materiais, estão moldes de gesso de dentes e caixas de medicamentos. Prefeitura deu início a limpeza do terreno nesta terça (1º). Morador de Campinas (SP) registra descarte de lixo em terreno da cidade
Ednei Ribas/Arquivo Pessoal
Um morador de Campinas (SP) registrou o descarte irregular de materiais de odontologia em um terreno da Rua José Cristóvão Gonçalves, que liga os bairros Jardim Icaraí e São José. Moldes de gesso, materiais radiológicos e caixas com nomes de pacientes foram encontrados no local nesta segunda (31). De acordo com a prefeitura, a retirada dos produtos começou nesta terça-feira (1º).
Segundo o morador que flagrou o problema, o descarte irregular teria sido feito por uma empresa, e sempre ocorre no local. Ainda de acordo com ele, a prefeitura chega a limpar a área, que volta a receber o material.
A vala onde os materiais odontológicos foi deixado tem cerca de 1 km e é usada por moradores da região para fazer a travessia entre os bairros.
Em nota, a prefeitura informa que estão sendo utilizados quatro caminhões basculantes e uma pá carregadeira para realizar a limpeza no local. A partir desta quarta-feira (2), um trator de esteira deve auxiliar no trabalho.
Por fim, a administração explicou que, “se houver material identificado como resíduo hospitalar, a coleta e a destinação serão separadas”.
A empresa dos medicamentos descartados também foi procurada para comentar o problema. A companhia informa que não é responsável pelo descarte, e sim uma clínica para quem eles prestam serviço desde 2002.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas